Como sou uma pessoa apaixonada por esculturas de formas perfeitas, fico bombeando tudo com olho clínico. Por exemplo: Botei as vistas nas estátuas dos Irmãos Bertussi, lá em São Jorge da Mulada, e percebi que a gaita do Adelar estava desproporcional ao tamanho de seu corpo, ou seja, um acordeom enorme.
Nesta escultura do Tio Telmo de Lima Freitas vejo que seu rosto, as proporções e os detalhes estão perfeitos. Contudo, meu senso dizia que tinha algo estranho. Olhei, olhei... até que percebi.
Um tocador de gaita ponto, 99% das vezes, apoia seu instrumento na perna esquerda porque dá mais firmeza ao executá-lo. Ainda mais que, ao que parece, sua gaitita não tem alças.
Para fazer tal comentário nesta postagem fui conferir dezenas de fotos de gaiteiros de gaita de botão e todas imagens confirmavam minha afirmativa. A perna em que se apoia a botoneira é a esquerda. Do jeito que está o Telmo, é quase impossível executar alguma música.
Mas isto são detalhes que só um chato como eu observa. A obra está linda e o gaiteiro que serviu de modelo para a estátua está naquele 1% que apoia na outra perna.