A PURA ESSÊNCIA DA TRADIÇÃO
Mesmo sem nunca ter desaparecido de nossas memórias e corações Cazuza Ferreira reassume seu papel de vertente tradicionalista.
Cazuza Ferreira é um distrito de São Francisco de Paula, lá, quase na divisa com São Marcos e Caxias. Ventre de casarios antigos, Cazuza é um dos poucos lugares do Rio Grande do Sul que ainda mantém o folclore das Cavalhadas, uma peça teatral a céu aberto retratando os eternos embates entre Mouros e Cristãos na idade média.
Cazuza Ferreira também é conhecida pela autenticidade de seus moradores, no jeito de vestir, no modo de falar, no cultivo mais puros dos costumes rio-grandenses. Terra de grandes laçadores, campeões da Vacaria nos tempos em que se atirava uma armada com laços de verdade, Cazuza Ferreira retorna a este cenário terrunho com a realização de sua XXIV Festa Campeira e a reinauguração do CTG Adão Castilhos, um monumento plantado nos confins da serra gaúcha.
O baile foi alto do chão, com animação do Grupo Floreio e as atividades campeiras foram a moda antiga com provas de chasques, dança das cadeiras a cavalo e corrida do couro, provas divertidas mas esquecidas em nossos rodeios aonde só se vê tiro de laço e... tiro de laço.
Foram responsáveis diretos por este retorno às origens Zeca Castilhos (filho do Patrono Adão Castilhos) e demais familiares além do Piquete Presilha de São Francisco de Paula.