RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Banquete oferecido ao General Honório Lemes (na ponta da mesa) pelo Dr. Fernando Abbott em sua residência em São Gabriel.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

AUTENTICIDADE PURA

 

companheirada contendeira que há tempos eu não via
Retratista: Artur Marineu Dutra


Como eu havia prometido, neste domingo (13) soltei as rédeas do pingo para os rumos do chão aonde nasci, ou seja, a legendária Contendas. Me fui a terra nativa com o intuito de rever velhos amigos e apreciar o rodeio aonde o primeiro prêmio era um leitão.  

Eu garanto que este dia em minha vida valeu por 20 sessões de terapia. Matei saudades, dei boas risadas, senti a espiritualidade dos ancestrais e ouvi cada causo que dava para escrever um livro. 

Nosso anfitrião na cancha, o Antenor Teixeira Fagundes, de camisa vermelha, me contou uma passagem que resume bem o espírito deste povo (e o meu fraterno amigo Assis Santana, segundo da esquerda para a direita, atestou a veracidade do relato).  

Segundo o Antenor, o Hermínio Dutra (de óculos na foto), contendeiro da gema, quando era delegado regional em Caxias do Sul, recebeu um indivíduo que dormiu no xilindró por que andou dando uns tiros no cabaré desta cidade serrana. O preso disse que precisava falar com o delegado pois eram conterrâneos, ou seja, o recluso se dizia crioulo das Contendas.   

O Hermínio Dutra ouviu atentamente o briguento e suas justificativas para estar naquela situação. 

-  Doutor Hermínio. Me pularam de uns quatro ou cinco na zona. Para me defender puxei do meu 22 e cuspi fogo nos jaguaras...

O delegado, com a calma que lhe é peculiar respondeu: 

- Pois tu vai continuar preso. Um homem das Contendas não anda com um 22 na cintura. Se fosse um 38 eu te soltava agora mesmo. 


O causo acima até pode ter um pouco de floreio, de folclore. O que não tem ficção e se nota autenticidade pura é na hospitalidade do casal Hermínio e Dalva Dutra. Mil gracias pela acolhida, meus amigos.