RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

UM TRABALHO DE QUALIDADE


PUEBLITO: Livro e CD de Juan Daniel Isernhagen  

Recebi nesta tarde de quarta-feira, 22, um trabalho que prima pela qualidade, tanto do conteúdo quanto dos cuidados gráficos. Um primor.

Trata-se de PUEBLITO, Contos do Sul do Mundo, do escritor, poeta, radialista, promotor de eventos e compositor Juan Daniel Isernhagen. Este segundo trabalho literário do autor (o primeiro foi o romance Bagualles) nos brinda com belos contos regionais, estórias, crônicas, desenhos, pinturas, fotografias, poemas e escritos musicais campeiros. O rol de convidados são da primeira linha da musicalidade rio-grandense bem como das artes plásticas. 

Acompanha o livro de 220 páginas um CD com 18 temas de sua autoria em parceria com amigos como Rodrigo Morales, Maicon Oliveira, Lucas Mendes, Rafael Puerta, Felipe Silveira, Hermes Duran, Arthur Boscato, Érlon Péricles, Zulmar Benitez e Richard Christian Isernagen Neto que são interpretados por nomes como Ricardo Bergha, Luiz Marenco, Joca Martins, César Oliveira e Rogério Melo, André Teixeira, Índio Ribeiro, Chico Bastos, Arthur Mattos, Daniel Cavalheiro, Nilton Ferreira, Xiru Antunes, Jari Terres, Quarteto Coração de Potro, Marcelo Oliveira, Ita Cunha, Chico Paim, Alex Har, Juliana Spanevello, Trio Rédea Solta, Buenas e M'Espalho, Raineri Spohr, Marco Aurélio Vasconcellos e Juliano Moreno.  

Os desenhos e pinturas são de Jaison Lourenço, Vasco Machado, Francisco Madero Marenco, Mauro Vila Real, Gustavo Martins, Galpão BGV, Edu Florencio, Richard Christian Isernhagen Neto, Ciro Saracol, Adriano Alves e do próprio Juan Daniel além de esculturas de André Oliveira e fotografias de Ana Cristina Isernhagen.  

Juan Daniel Isernhagen é um gaúcho radicado em Camboriú, aonde faz parte da Academia de Letras desta cidade catarinense. Na verdade, é um embaixador de nossa cultura no Estado de Santa Catarina. 

A seu pedido fiz este pequeno comentário sobre a obra e que foi publicada na página 12 do livro, fato que muito me honra. 

Por vezes fico me perguntando de onde brota esta límpida vertente que se transforma em manancial criativo e que habita a alma de Juan Daniel Isernhagen. Suas virtudes de escritor eu já admirava ao reler Bagualles, Um Canto de Amor a Terra. Agora Pueblito, Contos do Sul do Mundo, nos chega com a mesma tenacidade mesclada a um telurismo que nos arrasta para dentro da obra.

E o que me fascina no seu trabalho é a facilidade com que andeja de um texto bem escrito ao versejar terrunho de belas letras nos Cantos do Sul do Mundo. Seus trabalhos como compositor são chasques portadores de profundas mensagens com cheiro de relva, cantares introspectivos, atávicos, sonhadores, verdadeiros, e sem jamais apear do estribo da autenticidade. 

Mil gracias, Juan Daniel Isernhagen. É oque te diz a cultura crioula dos povos do Sul.