RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

A COISA ANDA "OSCA" ABAIXO DO MAMPITUBA




Estava dando uma bombeada na agenda de novembro de conjuntos de baile que gosto muito. O Cordiona, do eterno Porca Véia e o Manotaço, lá de Tapejara, aonde meu conterrâneo e fraterno amigo Paulo Fogaça é o vocalista. E o que vi me entristeceu. 

Não sei o preço de baile destes grupos mas isto, para minha postagem, pouco importa. 

O Cordiona vai animar neste penúltimo mês do ano 13 fandangos e o Manotaço 22. 

Estamos voltando de uma pandemia e o volume de contratos é animador. Um belíssimo recomeço mas o que me entristeceu, na verdade, foi o seguinte: 

Destes 35 reencontros dos conjuntos com seu público APENAS UM é no Rio Grande do Sul, mais precisamente o Manotaço vai tocar em Vacaria. Os outros 34 bailes serão entre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e até São Paulo. 

Eu sei que nossos clubes e CTGs estão em estado falimentar, mas não imaginava que fosse tanto. Que penúria. 

Isto é um reflexo amargo da crise de nosso Estado como um todo.