QUEM ERAM OS BANDOLEIROS !?
REVOLUÇÃO DE 1923:
O ESTOPIM:
Revolução de 1923 foi um conflito armado decorrente do acirramento da crise política e da disputa de poder entre a oligarquia gaúcha. Ela foi desencadeada pela vitória suspeita de Borges de Medeiros no pleito de 1922, quando ele foi reeleito para o seu quinto mandato no governo estadual. O movimento, estruturado na reunião das oposições (federalistas, liberais e republicanos dissidentes) em torno da liderança de Assis Brasil, foi uma reação de contestação à hegemonia, ao continuísmo e ao autoritarismo do castilhismo-borgismo no poder estadual (e municipal).
OS BANDOLEIROS:
Assim eram chamados a elite social que buscou sair do jugo Castilhista e Borgista imposto na época, quando e estado passou pelo continuísmo, fraudes eleitorais e a ditadura. Os bandoleiros, assim chamados pelos adeptos de Borges de Medeiros, era um termo pejorativo, sinônimo de desordeiros, malta de sicários, quadrilha de ladrões.
Foi transformado pelos apelidados, como sinônimo de paladinos da liberdade e da luta pela propriedade do Rio Grande do Sul, destes bandoleiros surgiram heróis Rio-grandenses como a bravura de Honório Lemes, o Leão do Caverá, bandoleiro, o épico Tropeiro da Liberdade.
Teve outros bandoleiros que deixaram seu nome na história como líderes do levante que durou onze meses, tais como:
Zeca Netto, General José Antonio Netto, o Candor de Tapes / Mariano Pedroso de Moraes.
Serafim de Moura Reis / Dr. Adalberto Correa / Fioravante Peruccini / Estácio Azambuja / Felipe Portinho / Leonel Rocha / José Rodrigues Menna Barreto / Fabricio Vieira / Chico Marinho / Adão Issler / Belisário Baptista / Luiz Gomes.
O bandoleiro mais velho tinha 88 anos se chamava Manduca Rodrigues e estava nas forças sob o comando de Felippe Portinho.
O degolador Adão Latorre que morreu em combate com 86 anos, estava nas tropas sob o comando de Zeca Netto.
O soldado Conca, levou 48 balaços nas costas e assim mesmo sobreviveu sob o cuidado da Cruz vermelha.
TRATADO DE PAZ:
A guerra civil foi encerrada após a intervenção do governo federal, que enviou ao Estado o ministro da guerra, General Setembrino de Carvalho, para intermediar a paz. O Pacto de Pedras Altas, que a selou, foi assinado em meados de dezembro de 1923.
A guerra civil foi encerrada após a intervenção do governo federal, que enviou ao Estado o ministro da guerra, General Setembrino de Carvalho, para intermediar a paz. O Pacto de Pedras Altas, que a selou, foi assinado em meados de dezembro de 1923.
Joaquim Francisco de Assis Brasil e o Ministro da Guerra do Brasil Setembrino de Carvalho no Castelo de Pedras Altas assinaram o tratado de Paz.
Fonte:
Álbum dos Bandoleiros – Revolução do Rio Grande 1923. – Fernando Barreto tiragem de 20.000 cópias. Revista Kodak.