RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 10 de outubro de 2021

CAUSO DE GALPÃO


A CREMAÇÃO



Texto e desenho: Léo Ribeiro

O Nicácio Rodrigues do Amaral, cria da missioneira São Nicolau, já estava aquerenciado há um certo tempo pelas voltas de Novo Hamburgo, mais precisamente em Hamburgo Velho. Pois este gaúcho de cruz na testa, talvez por saudade da querência, andava bebendo uma coisa por demais. Se queriam achar o Nicácio era ir até a venda mais próxima de seu rancho que ele, com certeza, estaria por ali esfolando os cotovelos no balcão. Encostou-se por "doente" na firma calçadista onde trabalhava e passava o dia empinando uma pura e proseando com o bolicheiro.


No dia em que morreu sua sogra, Dona Ermelinda, os filhos decidiram que o corpo ia ser cremado ali mesmo no crematório da cidade.


E assim estavam, depois de uma noite emotiva e cansativa, tapada de relembranças, chegou o momento mais comovente de qualquer velório. As encomendações. Filhos, filhas, genros, noras, netos e netas, consternados em volta da urna no adeus definitivo a Dona Ermelinda. 


O responsável pela cremação era o João da Funerária, já conhecido de muitos pois, sempre que alguém era cremado, era ele quem buscava o (ex)vivente. E já estava, o João, na cabeceira do caixão, esperando ás derradeiras despedidas para levar o corpo.


Foi neste momento que o Nicácio R. do Amaral, que recém havia dado um gole na boteja de canha escondida no porta-malas do carro, estando, portanto, em seu estado normal, ou seja, mais pra lá do que pra cá, subiu numa cadeira e solicitou a atenção dos presentes. Mesmo apreensivos com a situação os parentes acharam por bem deixar a coisa fluir. Não se teima com borracho. Todos esperaram um discurso emocionado do Nicácio a sua amada sogra visto que, nas festas de família, era comum sua oratória. 


Foi quando ele com aquele ar solene de grande tribuno que vai fazer o mais belo pronunciamento, estufou o peito e, apontando para o João da Funerária, atracou:


- Bueno minha gente querida. Comovido, aproveito este momento ímpar e peço a todos uma salva de palmas pro ASSADOR!