RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

segunda-feira, 7 de junho de 2021

SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS

 


Esta frase do Hino Rio-grandense "Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra" contém uma boa dose de ufanismo. Não gosto muito disto, ou seja, de se achar superior a outras pessoas ou a outros povos. Contudo, temos que respeitar o autor, Chiquinho da Vovó, e o momento em que tal letra foi constituída, isto é, em meio a uma guerra. 

Mas porque toco neste assunto nesta segunda-feira linda? Por que muitos que são contrários ao atual governo do Estado, contrários a história, contrários..... a tudo, tem usado esta frase de modo pejorativo, jocoso, tapado de ironias. Qualquer fato negativo de nosso Estado as pessoas fazem referência e terminam com a frase "sirvam nossas façanhas....".

Como não faço parte desta bipolarização política, quero utilizar tal secla de nosso hino para fazer um elogio ao modo com que o Rio Grande do Sul vem desenvolvendo seu método de vacinação. Com todas as falhas, atraso da segunda dose, filas e mais filas, ainda somos o Estado que, proporcionalmente, mais vacinou no Brasil. Venho acompanhando o mapa da vacinação há tempos e estamos sempre ponteando.

Parabéns a Secretaria da Saúde, ao exército e as unidades de saúde pelo belo trabalho.