RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 16 de abril de 2021

NOTÍCIAS DO MTG

 

Festival promove inclusão

 nas 30 Regiões Tradicionalistas




Abertas as inscrições para o Festival Gaúcho da Inclusão, evento virtual que pretende dar visibilidade a crianças, jovens e adultos especiais que cultuam as tradições do Rio Grande do Sul nas 30 Regiões Tradicionalistas. Para participar, basta postar um vídeo de até 5 minutos no Facebook, informando nome, modalidade, cidade e idade, e apresentar qualquer uma das 25 categorias presentes no regulamento, como chula, gaita, declamação e vaca parada. É obrigatório o distanciamento e o uso de máscara nas postagens, a menos que os participantes estejam dentro de casa, com a família. A hashtag a ser utilizada nas postagens é #FestivalGaúchodaInclusão. Os concorrentes precisam estar pilchados.

Os 15 vídeos que mais tiverem curtidas participam da final do festival, que acontecerá no mês de maio, em uma transmissão pelas redes sociais. Para esta final, serão convidados competidores consagrados em competições oficiais do MTG, em diversas modalidades, para que sejam “padrinhos” dos participantes e também se apresentem.

“Com isso, queremos realizar a verdadeira inclusão, e mostrar que todos são capazes. Nosso objetivo é mostrar que o movimento tradicionalista é acolhedor para toda a sociedade, inclusive para as pessoas que tem algum tipo de deficiência. Com nossas atividades presenciais paralisadas, é uma oportunidade de integração entre todos, por meio das redes sociais”, afirma Army Júnior, coordenador da 20ª RT.

O prazo para as postagens, bem como para a contabilização das curtidas, vai até às 21h do dia 30 de abril. O Festival Gaúcho da Inclusão é organizado pela 20ª Região Tradicionalista, com produção musical de Alci Vieira Jr e Camerata Grupo Musical, e apoio da i5 Filmes e RBS TV, que exibirá chamadas na programação da emissora a partir desta segunda-feira, 5, para todo o estado. Mais informações pelo WhatsApp (55) 99966-8099, com Gise.

Confira  o regulamento e acesse a ficha de inscrição: https://www.mtg.org.br/.../festival-promove-inclusao-nas.../


Entidades de Esteio realizarão 

drive thru solidário




Entidades Tradicionalistas de Esteio (12RT) realizarão nesse sábado 17 um drive thru solidário de arrecadação de alimentos com o tema “ Sua Solidariedade é um prato cheio”.

O evento organizado pelos Cavaleiros Sem Fronteiras terá início às 10 da manhã até às 18 horas. Os pontos de coleta serão na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Centro) e nos CTGs Independência Gaúcha (Novo Esteio), Chama Nativa (Jardim Planalto) e Esteio da Tradição (Santo Inácio), além dos supermercados Macromix, Assun e Rede Polo.


Acordo encerra processo judicial

 entre MTG e narrador



Um acordo judicial amigável pôs fim a uma disputa judicial entre o narrador de rodeios Éder Azeredo e o Movimento Tradicionalista Gaúcho. Excluído do Departamento de Narradores por ter atuado em rodeios de entidades não filiadas ao movimento, o que era vedado pelo regimento, Azeredo ingressou na justiça, em 2015, com duas ações requerendo a ilegalidade da norma e para ser reintegrado aos quadros do departamento. Ele obteve, na época, liminar favorável para seguir trabalhando em eventos de entidades filiadas.

Com o fim do artigo que estabelecia a exclusividade de atuação dos narradores em eventos de entidades filiadas, decidido em Assembleia, a assessoria jurídica do MTG procurou um acordo para encerrar com o processo. "No referido acordo – que foi homologado pelo juízo - o MTG não teve nenhum ônus financeiro, nem de custas processuais e honorários e nem, tampouco, de condenação por eventuais antijuridicidades cometidas no passado", explica o assessor jurídico do movimento, Maurício Bastos de Freitas.

Para o vice-presidente Campeiro do MTG, Adriano Pacheco, o acordo simboliza uma gestão que busca o diálogo, a conciliação e o respeito em vez dos embates e das punições, muitas vezes, vistas como exageradas pelo olhar da sociedade. E mostra o respeito que o movimento possui por entidades que oferecem  oportunidade de trabalho digno a  diversos narradores. "Esperemos que esse seja o último processo aberto contra o MTG. Queremos o diálogo e amizade, em vez de disputas judiciais que interessam a poucas pessoas, e não ao coletivo do tradicionalismo organizado", observa Adriano.