RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Banquete oferecido ao General Honório Lemes (na ponta da mesa) pelo Dr. Fernando Abbott em sua residência em São Gabriel.

terça-feira, 6 de abril de 2021

CHEGANDO A TEMPORADA DO PINHÃO

 

A estação do outono, além de suas ricas paisagens de beleza melancólica, nos proporciona uma vasta gastronomia. Dentre estas, as que mais aprecio são as originárias do pinhão e que vão da tradicional sapecada com grinfas na beira de um capão de mato até as receitas mais sofisticadas como a torta de pinhão. 

Ontem, dia 05, escutei na "rádia" que o IBAMA só vai liberar a comercialização desta semente (sim, não é fruto) a partir do dia 15 de abril, em face de sua floração, evitando, assim, a extração precoce.

Em São Francisco de Paula, minha terra nativa, local serrano em que as araucárias fazem seu brinde ao céu na taça verde da esperança, sempre ocorre a tradicional Festa do Pinhão, evento suspenso no ano passado em função da pandemia. Este ano? Acho difícil que ocorra. Em Lages Santa Catarina, também acontece uma super festividade em função do pinhão, inclusive com um dos maiores festivais nativistas que se tem notícias, ou seja, a Sapecada. 

Já que tocamos neste tema, vamos adiantando uma receita criada lá por São Chico e que fica uma delícia e que, devido ao preço exorbitante da carne, sai bem mais em conta. O CHURRASCO DE PINHÃO.         




Ingredientes
  • 400g de pinhão cozido e moído
  • 500g de carne de porco moída
  • 500g de carne de gado moída
  • 2 colheres de tempero verde
  • Uma cebola
  • 2 dentes de alho
  • Sal a gosto
Modo de Preparo

 

 1. Passe no moedor o pinhão cozido e descascado e as carnes.
 
2. Misture as carnes com o pinhão, tempere a gosto. Deixe a mistura descansar por 1h.
 
 3. Abra a mistura entre dois plásticos, formando um retângulo.
 
 4. Retire o plástico e coloque a carne na grelha especial para peixe.
 
 5. Leve à churrasqueira e deixe assar por cerca de 20min.