uma das fórmulas de Pedro Jr. da Fontoura memorizar suas poesias
Considero Pedro Jr. da Fontoura um dos maiores declamadores do Rio Grande do Sul, possuidor de um estilo próprio, cativa o público quando sobe num palco. Além destas virtudes como recitador é um repentista rápido e preciso no lombo de uma pajada. É um tremendo pajador. Somando a estes predicados artísticos, Pedro Jr. da Fontoura tem uma alma grande tal qual seu talento.
Por tudo isso é requisitado para festivais de poesias e apresentações gauchescas das mais diversas. Tornou-se um mestre de cerimônias disputado a tapa por este Rio Grande afora e, seguidamente, cruza as fronteiras para mostrar aos hermanos o seu trabalho (ver agenda deste grande amigo logo abaixo).
Pois o Pedro Jr. da Fontoura, para meu orgulho, vai defender um poema de minha marca na Sesmaria de Osório e, esta semana, mandou-me uma foto de como faz para decorar tantos versos em meio a sua atribulada vida artística e profissional como mestre em Bento Gonçalves. Coloca o poema na porta do quarto e quando sai para suas caminhadas diárias vai ouvindo e gravando na mente. Talvez pela idade avançada, ou por preguiça mental, não consigo decorar e não sei nenhum poema inteiro (nem os meus). Por isso e por muitos outros atributos que envolvem empostação de voz, gestualidade, fidelidade ao texto sou admirador de quem declama. Um Ode aos declamadores.
agenda deste grande declamador, pajador, apresentador e tantas
virtudes mais, Pedro Jr. da Fontoura.