RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Preparativos para o casório

quarta-feira, 5 de junho de 2019

FACEIRO UMAS QUANTAS VEZES


 
A Estância da Poesia Crioula é uma entidade literária sexagenária. Foi criada em 29 de junho de 1957 por um grupo de vates abnegados com o intuito de preservar e difundir a prosa, o verso e a poesia gauchesca. Nestes mais de 60 anos de existência a Academia Xucra do Rio Grande, como é carinhosamente conhecida, abrigou em seus quadros grandes nomes como Jayme Caetano Braun, Vargas Neto, Aureliano de Figueiredo Pinto e uma plêiade de imortais do verso crioulo. Tive a honra de presidir nossa querida EPC no biênio 2004/2006.
 
Todos os anos, na data de sua fundação, no dia de São Pedro, nosso padroeiro, acontece o Rodeio de Poetas Crioulos. São três dias de muito música, poesias, palestras, tudo para rememorar um passado riquíssimo da entidade e a luta de quem sobrevive com dificuldades num país aonde a cultura não é levada a sério.
 
Nestes "Rodeios" é tradição a Estância escolher um poeta que já cruzou a porteira rumo as Sesmarias do Infinito, o qual será o Patrono Espiritual do evento e um poeta para ser homenageado em vida. Nesta 63ª edição que acontecerá na cidade de São Lourenço do Sul, os lembrados serão o saudoso Sérgio De Laforet Padilha e este cristão que vos escreve, Léo Ribeiro de Souza.
 
Embora meu nome tenha sido escolhido por unanimidade devo confessar que me sinto um tanto constrangido pois existe dezenas de pessoas com mais capacidade e merecimento que eu. Aliás, nem me considero um poeta. Contudo, não posso deixar de expressar minha alegria e minha gratidão por esta nobre lembrança e tudo farei para honrar tão ilustre homenagem.