RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

HOJE É NOITE DE LUA CHEIA


foto colhida por este blogueiro ontem a noite
pras bandas de Curumim



Uma das fases da Lua, quando a sua totalidade é refletida na Terra é chamada de Lua cheia. Ocorre quando a Lua completa um movimento de 180° após a Lua nova, assim, seu disco lunar totalmente iluminado e é visível à noite, pois ela se opõe ao Sol em relação à Terra. O brilho característico da Lua, bem dominante nessa fase, é denominado de luar.
Na Lua Cheia, 100% da face lunar voltada para a Terra fica iluminada. A Lua Cheia acontece apenas num certo dia e hora que correspondem a uma configuração geométrica muito bem definida na posição da Terra, do Sol e da Lua. É por isso que associamos um horário para cada uma das 4 principais fases lunares (Nova, Crescente, Cheia e Minguante). Elas não duram uma semana inteira, como sugerem alguns calendários. Na noite de Lua Cheia o mundo inteiro vê a mesma fase. Porém, não da mesma maneira. Um observador no hemisfério Sul vê a imagem da Lua invertida (espelhada) em relação a outro observador no hemisfério Norte.
 
A Lua Cheia de fevereiro acontece hoje, dia 19, às 12h53.
Em noites de lua cheia além de diversas histórias de folclore associadas a este satélite natural da terra, como aparição do lobisomem, no Rio Grande do Sul se promovem cavalgadas e encontros poéticos como este de São Lourenço do Sul.