RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

AINDA SOBRE O LAÇADOR


Depois de muita luta se conseguiu a transferência do Gaúcho Oriental
Contudo, com a nossa cultura, isto não garante segurança
pois as placas já foram roubadas


Nossa postagem sobre a mudança de lugar da Estátua do Laçador deu muito o que falar. Alguns poucos contra e a imensa maioria a favor da troca. 
A intenção da matéria era justamente esta. Ouvir manifestações diversas, pois não somos donos da verdade e apenas defendemos uma posição, ou seja, a da troca para um lugar mais acessível. 
Muitos se prontificaram a participar de ações concretas visando trazer o monumento para o local sugerido e perguntando o que se poderia realmente fazer para que isto acontecesse.
Olha. No passado já participamos de um projeto semelhante quando da transferência da Estátua do Gaúcho Oriental (tão linda quanto o Laçador) de um local ermo, desprotegido,  no beiral do Parque da Redenção para o centro do mesmo. Um lugar bonito, vistoso, arejado.
Para tanto é preciso união e organização de entidades importantes fazendo pressão constante naqueles que realmente decidem. É o primeiro passo e o mais importante. Estamos aí para colaborar nunca esquecendo que a vontade popular é o que realmente importa. Se esta (vontade popular) for pela permanência aonde se encontra continuamos depositando a mesma admiração e respeito por este monumento que simboliza o povo gaúcho e que teve o folclorista Paixão Côrtes como modelo para o escultor pelotense Antonio Caringi.