RETRATO DA SEMANA


terça-feira, 8 de julho de 2014

RELAXAMENTO!



Hoje completa-se 15 anos da morte do maior pajador que esta Província de São Pedro viu nascer, ou seja, Jayme Caetano Braun. Não vamos aqui descrever vida e obra deste poeta até porque sua vida e sua obra andeja de boca em boca de qualquer vivente que, mesmo sem cultivar, aprecia um pouco as nossas tradições. 

Queremos aproveitar a data para comentar do desleixo com que é tratado o monumento a Dom Jayme, criado pelo escultor Vinicius Ribeiro, ali onde acampam os tradicionalistas da capital. É uma vergonha.

A chapa acima foi colhida por mim agora, durante a Copa do Mundo. O branco do monumento, não é esterco de pombas. É descascado mesmo.  Deteriorada, sem placa de identificação, atirada num canto quando deveria estar no melhor lugar do Parque.

Falei com Giovani Tubino, vinculado a Secretária de Cultura do Município de Porto Alegre, sobre o problema e respondeu-me que, enquanto a SMAN não passar a administração do Parque para a Secretária da Cultura a coisa vai ficar assim, ou seja, de mal a pior. Mas se eles (SMAN) são os arautos da ecologia quando é para aparecer, porque não fazem o mínimo por este (e outros) memoriais que estão sob sua guarda?

A Estância da Poesia Crioula vem lutando como pode para recolocar a estátua de Jayme, que já foi presidente da E.P.C., dentro de seu espaço (monumento aos poetas mortos), que é protegido por alambrados e cuidado pela própria Estância, a trezentos metros de onde se encontra agora, se propondo, inclusive, a custear tal remoção, mas vocês não imaginam a burocracia. É de chorar de raiva.

Aí eu pergunto e muitos ficam brabos comigo?

Onde estão nossos representantes do tradicionalismo que não abraçam esta luta junto? Não percebem que unidos temos mais força? Qual preocupação pode ser maior ao MTG, ao IGTF do que a preservação da memória de nossa cultura? Onde andam os políticos eleitos para ser a voz do povo?

Larguei de mão!