Ainda chibeando entre Rivera e Livramento, pude constatar bem de perto a diferença no modo de torcer por suas seleções dos uruguaios e dos brasileiros. O escrete charrua ganhou da Inglaterra na quinta-feira e ainda ontem, sexta-feira, as pessoas faziam grandes comemorações como este desfile da foto onde um Fuleco (símbolo da copa) todo paramentado de azul e branco, desfilava pelas ruas de Rivera com buzinaços e aplausos do povo.
Não se entra em uma loja da vizinha cidade uruguaia sem que a vitrine e o seu interior estejam decorados no mínimo com a bandeira deste pais.
Cruzando de volta a fronteira (que não faz fronteira) pois as duas cidades estão irmanadas, temos a impressão de que a copa terminou sem ter começado. Que a mesma (copa) nem está acontecendo no Brasil....
Nos falta este entusiasmo, este apego. E não me perguntem o motivo.
Em tempo, hay que se cumprimentar a administração de Santana do Livramento pela bela e justa homenagem a este filho ilustre desta terra, Paixão Côrtes, com a significativa estátua deste grande folclorista bem na entrada da cidade como se dissesse: - Passe pra diante!
Adendo de Rogério Bastos: Hay de se destacar Rui e Andrea Rodrigues do CTG Presilha do Pago da Vigia que fizeram o Projeto LIC... batalharam a captação, realizaram TUDO.... e estão prestando contas com louvor do projeto. EM TEMPO: Em agosto na semana do Folclore Rui estará levando muitas autoridades para fazer uma cadeia de rádio e transmitir um grande debate CGF, IGTF, MTG, Paixão.... – sempre em tempo de darmos os créditos a quem merece. Abraço Irmão

