RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

sábado, 8 de fevereiro de 2014

DE VOLTA PRAS CASAS


 Wilson Araújo, Silvana Giovanini e Léo Ribeiro
Comissão Avaliadora Declamação Masculina:
e os sorrisos disfarçados para tapar o cansaço após ouvir, num mesmo dia, 70 poesias. 
(penso que o record mundial)

De volta pras casas depois de quatro dias no maior evento gauchesco do mundo, o Rodeio de Vacaria, talvez o meu último nestas condições (avaliador) pois cheguei a conclusão, á duras penas, que não tenho mais disposição para ouvir setenta poesias num mesmo dia. Isto mesmo, SETENTA poesias num mesmo dia (e tem gente que não aguenta ouvir um poema até o fim). 

Começamos, ontem, dia 07, avaliando as 9 horas. Paramos para almoçar e seguimos numa botada, com breves pausas para esticar as pernas, até a meia-noite, sob um calor intenso. Nem jantar, jantamos. Penso que isto a organização da artística tem que repensar até para que não se cometa injustiças com os concorrentes.  

E olhem que não são poesias pequenas, pois, ao que parece, mais interessa o tamanho do que a mensagem do poema. Por vezes, são narrativas extensas sem nenhum conteúdo poético. Saí com a sensação de que um bom contador de causos se daria bem, declamando.

Mas isto tudo, e muito mais, vamos abordar com mais calma a partir de amanhã, pois agora, vou me atirar nos pelegos... 

No caminho de volta, entre Bom Jesus e Jaquirana, o sol nascendo por detrás dos pinheirais