RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ABRINDO A CANCELA RUMO A VACARIA.



Vou refazer, neste momento, os caminhos que o primeiro tropeiro, o português Cristóvão Pereira de Abreu, fez quando resolveu levar sua tropa de muares que vinha de Sacramento, Uruguai, para Sorocaba, ou seja, do litoral subiu a Serra Geral, abrindo picadas e, dali, ganhou os campos de cima da serra deixando no rastro de suas pousadas diversas povoações como São Francisco de Paula, Bom Jesus e Vacaria.

Estou abrindo o pala para os rumos de Vacaria.

Hoje a noite, tenho uma música concorrendo no festival Cante uma Canção em Vacaria, defendida pelo Volnei Gomes e grupo, e amanhã começo o trabalho de avaliador de declamação, categoria peão adulto. São mais de 100 inscritos. Penso que terminaremos a função lá por sexta-feira.

São meus parceiros nesta missão de julgar os maiores recitadores do Estado a declamadora Silvana Geovanini e o também declamador Wilson Araújo, dois monstros sagrados nesta arte tão bonita e tão importante dentro da cultura de nossa terra.

De minha parte, só tenho a pedir que o Grande Arquiteto do Universo me proteja nesta viagem, que vá, cumpra meu trabalho e volte para os meus. 

Ao dizer "cumpra meu trabalho" quero expressar: - Que eu seja justo. Que Deus me ilumine para que, com o meu conhecimento sobre o assunto, eu aponte aquele que saiu-se melhor, que mereceu vencer, que foi mais feliz que seus concorrentes. 

É o terceiro rodeio consecutivo (seis anos) que me convocam para tal função. Por certo os organizadores ao menos uma coisa enxergaram neste peão: imparcialidade.

Boa sorte a todos e se eu não postar nada no blog até sexta, é porque estarei deveras assoberbado, com pouco recurso e munição "moiada".