RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

CARECE UMA EXPLICAÇÃO


Como estamos na praia, há mais de dez dias, onde, naturalmente, relaxamos mais em nossos afazeres, talvez não estejamos dando a atenção devida a nosso blog (embora postando todos os dias), ao twitter, ao facebook (faz horas que não acesso) e aos e-mails (Meu Deus do céu. Temos que aportuguesar estas redes sociais).

Contudo, a três ontontes recebemos um e-mail de Passo Fundo que carece um esclarecimento geral. Ei-lo:


"Che
Fiquei intrigado com uma coisa. Num link lateral de seu blog vc colocou uma foto sua com a torre eiffel ao fundo (imagino que não seja montagem - hhehehe e que estiveste em Paris) mais, abaixo da foto tem um dizer RETRATOS DE ANDEJO DE UM CONTENDEIRO e fui buscar amiúde o que significa e achei (e acho) que não cabe em ti:

Significados de Contendeiro :


Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  2 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Contendeiro

Por  (SP) em 04-07-2013
Aquele que causa contenda entre as pessoas; Tem prazer em ver as pessoas de mal; Conta uma história para ver a pessoa ficar com raiva de outra.
Um fato ocorrido que envolve o nome de alguém, o assunto chega até essa pessoa não com intuito de fazer conhecer os fatos, mas para causar ira nessa pessoa.

(Provérbios 6:16-19 ?Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos?.


a primeira vez que ouvi a palavra CONTENDA FOI NUM VERSO DE JCB "ENTRE CONTENDAS DE GUERRA" e não sei pq mas imaginei que era uma espécie de bivaque, acampamento, arranchamento, sei lá 
agradeço se me ajudar a esclarecer
abr 
Atenciosamente
Hilton Luiz Araldi
Print Jet Informática Ltda
Rua Bento Gonçalves 53 - sala 06
99010-010 - PASSO FUNDO - R S
CNPJ 04952648/0001-19
I.E. 091/0243948
FONE 54 3045 6411 - 8111 2162
skype:  hilton.araldi    


Bueno. Em relação a foto, amigo Hilton, não é uma montagem. Realmente conheço Paris, como boa parte deste mundo velho, e sempre carregando a bandeira de meu Estado junto comigo. Neste dia da foto, apareceu um casal japonês, de São Paulo, e pediram a bandeira do Rio Grande emprestada para tirar uma foto. Aliás, e só para complementar, nunca vi tanto tiririca (batedor de carteira) como nos arredores da Torre Eifel (e falam mal do Brasil). Agora, se você me perguntar se subi na torre, eu não nego que não subi, por puro medo de altura. Eu sempre digo: - Sou muito homem, com os dois pés firmes no chão...

Estive a três metros do quadro da Gioconda (Mona Lisa), no Museu do Louvre e também no Palácio de Versalhes, onde me chamou a atenção que a suntuosa residência tem mais de 300 aposentos e nenhum banheiro. Os reis e rainhas faziam suas necessidades numa espécie de bacia e jogavam pelas janelas. De seis em seis meses a corte se mudava para outro palácio para "desinfetar" o Versalhes.

Em relação ao CONTENDEIRO.

Realmente, talvez tenha sido, até hoje, uma falha minha dizer com orgulho, de boca cheia, que sou um Contendeiro e não explicar bem a razão. Pode dar a impressão, como deu a ti, que gosto de encrenca. Não é bem isso.

Várzea das Contendas, há uns 60 km da cidade de São Francisco de Paula, hoje localizada na beira da Rota do Sol, um pouco antes da descida da Serra do Pinto, foi o lugar onde nasci. E quem nasce na Várzea das Contendas, é Contendeiro (ou Ladrão de Porco rsrsrs...).

Já procurei saber porque este lugar se chama Contendas. Uns dizem que dificilmente algum baile nesta região terminava sem uma peleia, daí a origem do nome. Outros alegam que por ali haviam famílias que brigavam muito entre si. Já, alguns, defendem a teoria que  Contendas era um lugar de gente muito valente.

Eu ainda acho que naquela localidade aconteceu algumas lutas revolucionárias.

Na hora que descobrir o motivo certo repasso aos leitores. Mas tenham a certeza de que, embora CONTENDEIRO, sou pessoa de fino trato rsrsrsr....

Grande abraço.