O pajador Paulo de Freitas Mendonça representa o Brasil pelo terceiro ano consecutivo no Encontro Internacional de Pajadores de San José de Maipo, no Chile. A cidade está localizada no alto da Cordilheira dos Andes, região chamada de Cajón de Maipo.
A 4ª edição do encontro de Pajadores é uma promoção da municipalidade de San José de Maipo, com apoio do governo regional de Santiago. Acontece no dia 26 de outubro e vai reunir improvisadores do Chile, Argentina, Uruguai, Brasil e Cuba.
O embate poético entre os improvisadores dos cinco países vai ser transmitido ao vivo em áudio pela internet no site www.radiopoamorachile.cl.
O Encontro de San José de Maipo é o evento mais tradicional desta turnê, mas outras atuações estão previstas: O pajador chega em Santiago, dia 24 à noite e já na manhã do dia 25 faz uma apresentação aos alunos do colégio Liceu Polivalente. Pela Tarde, nas Termas Valle de Colina, ao pé do vulcão San José. Segundo Mendonça, estas termas, administradas pela família Covarrubias, são um conjunto de oito piscinas naturais onde jorram águas nas temperaturas de 25º a 60ºC e recebem gente de diversos países.
No domingo, realizam apresentações num almoço de confraternização com a família do organizador, Luis Ordenes Ramirez, na cidade de Puente Alto. A segunda-feira é dia de descanso, mas já na terça, participa de um encontro de pajadores na "Universidade de las Américas", na capital federal, Santiago. Na quarta-feira, uma atuação na celebração dos 90 anos do Teatro Palermo, na cidade de Puente Alto.
Na quinta-feira participa de um jantar de confraternização na residência do pajador chileno Jorge Cespedes Romeor, o Manguera, e retorna ao Brasil.
Paulo de Freitas Mendonça atua pelo Brasil, Emanuel Gabotto pela Argentina, Cacho Artigas, pelo Uruguai e Luiz Paz, el Papillo, por Cuba, acompanhado de seu coterrâneo, o músico Edwin Vichof. Os anfitriões chilenos são os pajadores Juan Carlos Bustamante, Leonel Sanches, Rodrigo Torres, Gabriel Torres, Jorge Céspedes Romero "el Manguera", Marcelo Moncada e Hugo Gonzalez "el Pichilemino".
O mentor e realizador do projeto é Luis Ordenes Martinez e conta com o incentivo personal do alcaide de San José de Maipo, Luiz Pezoa.
Esta é a quinta vez que o pajador brasileiro atua en território chileno desde o ano de 2008, quando pela primeira vez participou de um encontro de pajadores naquele país.
Para finalizar uma curiosidade: No Chile, o improvisador chama-se "payador", mas a arte do improviso que nós chamamos pajada, é denominada por "paya".