RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Aldo Chiappe

sexta-feira, 12 de abril de 2013

DE COMO CANTAR UM HINO!

Luiz Carlos Borges e Paullo Costa, nos estúdios do Érlon Péricles, gravando o novo CD do Paullo, onde consta, de minha marca "De Como Cantar Um Hino".

Ontonte (antes de ontem) a noite, por estar meio cansado, deixei de ir ao jogo do Grêmio na Arena e, no aconchego do meu rancho, me recostei na poltrona para ver o embate entre os dois tricolores. Para ouvir o que diziam fiquei navegando entre o canal 39 (fechado) e o 12 (aberto), ambos passando o jogo para todo o Brasil e com narradores e comentaristas do eixo Rio/São Paulo. De quando em vez, um golpe de vinho de garrafão, presente do meu cumpadre Mário Renê Lucena.

Na abertura da jornada, foi executado o hino nacional, de maneira discreta e respeitosa o povo acompanhou (que letra complicada tem o nosso hino brasileiro). Em seguida ecoou o hino rio-grandense. Meu Deus do céu! Achei que o estádio vinha abaixo... Que entusiasmo! Que orgulho no rosto das pessoas! Eu senti, mesmo pela televisão, o pêlo arrepiar. 

Os locutores, pelo jeito, já sabiam como um filho do Rio Grande se porta diante desta canção mas, mesmo assim, se rasgaram em elogios a este atavismo que só acontece no sul do país.  

A torcida do fluminense estava boquiaberta sem entender o que estva acontecendo. Talvez eles nem conheçam o hino do Rio de Janeiro (que deve ser bonito).

Este fenômeno cultural ocorre também no estádio Beira Rio, nos eventos a campo aberto, nos colégios, nos CTGs, nos templos, enfim, onde ecoar ...como aurora precursora do farol da divindade.... o mundo inteiro se cala para ouvir o gaúcho cantar.

Pensando neste tema, fiz uma letra intitulada "De Como Cantar Um Hino" onde tento retratar esta devoção do povo gaúcho para com seu maior símbolo musical. 

Repassei a letra para o grande cantor e fraterno amigo Paullo Costa (na foto acima gravando seu novo CD com Luiz Carlos Borges) que ontem a tarde mandou-me um recado: - Léo. Tu precisa ver como ficou a música! Vai estourar...

Me deixou curioso, índio velho, mas vamos aguardar até junho ou julho quando sai mais uma obra desta rica figura humana e um dos maiores cantores do Rio Grande, cria de Carlos Barbosa.

Enquanto isto ...sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra!