RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Banquete oferecido ao General Honório Lemes (na ponta da mesa) pelo Dr. Fernando Abbott em sua residência em São Gabriel.

terça-feira, 10 de maio de 2011

IX CAVALGADA M'BYÁ GUARANI

Promovida pela Prefeitura Municipal de Riozinho, 22ª Região Tradicionalista e CTG Passo dos Tropeiros, acontecerá, nos dias 04 e 05 de junho a IX Cavalgada M'Byá Guarani que, no meu tempo, levava alimentos para uma aldeia indígena localizada no município de Riozinho. Espero que o Coordenador de Cavalgadas da 22ª Região Tradicionalista, meu amigo e parceiro dos Cavaleiros da Neve, Marco Aurélio Angeli (Zoreia) e o mentor da cavalgada Genilton Nivaldo Altmayer mantenham esta iniciativa encaminhando roupas e mantimentos a este povo guarani esquecido pelas autoridades Estaduais.

As inscrições para a cavalgada, no valor de R$ 30,00 podem ser efetuadas através do e-mail: vanderlamperti@gmail.com / Contatos pelos fones (51) 95180567 / (51) 35481448

Ode ao humano da Aldeia M’Byá Guarany
Letra de Paulo de Freitas Mendonça musicada por Luiz dos Reis

Que cena extraordinária
deste meu Rio Grande altivo.
Quem bate estribo está vivo
pr’esta arte humanitária.
Vê a flora legendária
que ainda hay por ai.
Emocionante é o que vi,
manacá com sua beleza
ou um brinco de princesa
N'Aldeia M'Bya Guarany

Nem toda fauna e a flora
que elevam a natureza
superaram a grandeza
da cavalgada de agora.
Quando a pobreza devora
os velhos donos daqui,
quem tem um humano em si
deve montar a cavalo
pra levar algum regalo
N'Aldeia M'Bya Guarany

Ninguém no mundo é sozinho
pra aquele que possui fé.
Quem segue por Maquiné
por Caraá ou Riozinho
Logo encontra o caminho
que no mapa nunca li,
mas no entanto está ali
pra quem monta na verdade
leva solidariedade
N'Aldeia M'Bya Guarany.

Deus sabe tudo o que faz
e a tudo existe razão,
pois depois da viração
houve momento de paz
pra quem recebe e quem traz.
Eu logo me convenci,
ao correr a taquapy,
que entre cerros e vales
há uma terra sem males
N'Aldeia M'Bya Guarany.

Quem na ida se preocupa
vê que esta visita breve
o deixa de alma leve
e a volta é feita num upa,
pois vem com Deus na garupa.
E eu logo compreendi
Que é por Deus que estou aqui
Trançando meus ideais.
Encontrei os meus iguais
N'Aldeia M'Bya Guarany.

Maldita vida moderna
Que campeia a diferença
Se a semelhança é crença
Do homem na vida eterna.
Quem tem a alma fraterna
Seja europeu ou tupi,
Tússi, tape, uabuí
Apache, esquimó, oriental
Todo humano é igual
N'Aldeia M'Bya Guarany.


Colaboração: Luciana Heitelvan (a quem estou devendo um poema)