Erechim é um município pertencente à mesorregião do Noroeste Rio-grandense e microrregião de mesmo nome, localiza-se a norte/noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 330 km.Ocupa uma área de 430,764 km², sendo que 14,2925 km² estão em perímetro urbano e sua população em 2010 era de 96.105, habitantes sendo então o décimo nono mais populoso do estado do Rio Grande do Sul. Em distância rodoviária, está a cerca de 3.015 km de Brasília, capital federal.
Praça da BandeiraO município foi planejado com base em Belo Horizonte, Washington D.C. e Paris e conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Erechim também é destaque no turismo, com seus diversos atrativos culturais, naturais e arquitetônicos. Alguns dos principais são o Parque Longines Malinowski, o Castelinho e o Estádio Olímpico Colosso da Lagoa.
O município, quando emancipado, em 30 de abril de 1918, recebeu o nome de "Erechim", termo de origem caingangue, que é "campo pequeno". Esse nome foi dado provavelmente por a cidade ser rodeada de florestas na época. Chegou a receber outras denominações, como Paiol Grande, Boa Vista, Boa Vista de Erechim e José Bonifácio, mas prevalece até os tempos atuais "Erechim".
Em um dos shows relizados pelos festejos de 50 anos do município de Erechim, em 1968, Rubens Safro, popular e localmente conhecido como Buja, animava a festa e chamou a cidade de Capital da Amizade. Logo a alcunha foi adotada pelo município, devido à diversidade das etnias que compunham a sua população e à harmonia de sua convivência.
De acordo com estudos realizados, o território que constitui hoje a região do Alto Uruguai já era habitada pelo homem há pelo menos 10 mil anos. Nos últimos três séculos, a região foi habitada pelo grupo Caigangue.
Os primeiros povoadores brancos da região do atual município de Erechim foram paulistas, descendentes de bandeirantes, que, instalando-se dispersivamente no território, obtiveram a concessão de tratos de terra, requeridos ao Governo do Estado.
Av Maurício Cardoso na década de 20
Firmaram-se, porém, na terra, os poucos posseiros que povoaram o território pleno de riquezas naturais encobertas pela floresta imensa, sulcadas pela abundante rede da bacia hidrográfica ocidental dos rios Pelotas-Uruguai.
A região foi colonizada basicamente por imigrantes de origem polonesa (1918), alemã (1912),israelita (1911) e, principalmente, italiana. As primeiras famílias italianas chegaram na cidade por volta de 1910 através da ferrovia. Os imigrantes italianos, ao longo de vários anos, modificaram a fisionomia social da região com seus valores espirituais, culturais e materiais.
Já sobre influência da chegada dos primeiros imigrantes, em 1910 a sede da Colônia já possuía um aspecto urbano com abertura de ruas e edificação de cerca de cinquenta casas e outras 22 em construção, todas de madeira. Até 1914, a sede inicial da Colônia Erechim foi o povoado que mais prosperou em todo a região.