CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

NOSSA GENTE


A partir desta data, estaremos postando uma breve explanação sobre vultos da música, da poesia e da história rio-grandense, sob o título Nossa Gente. Comecemos, pois.

NA MÚSICA - TELMO DE LIMA FREITAS

Telmo de Lima Freitas nasceu em São Borja, RS, em 13 de fevereiro de 1933. Em 1973 lançou seu primeiro CD vindo ser, ao longo de sua carreira, um dos artistas mais autênticos e respeitados no mundo musical rio-grandense. Saiba mais sobre Telmo de Lima Freitas clicando no link "A Pura Cêpa Crioula".

NA POESIA - AURELIANO DE FIGUEIREDO PINTO

Aureliano de Figueiredo Pinto nasceu em Júlio de Castilhos,RS, em 1° de agosto de 1898 e morreu em Santiago do Boqueirão, em 22 de fevereiro de 1959. Foi médico, jornalista, poeta, historiador e escritor brasileiro.

Descendente de Figueiredo Paz e Pinto, era filho de Domingos José Pinto e Marfiza de Figueiredo. Iniciou seus estudos no Ginásio Santa Maria, terminando no Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre.

Fez os dois primeiros anos de medicina, no Rio de Janeiro, mas formou-se na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1931. Tomou parte ativa na Revolução de 1930, acompanhando como capitão-médico o primeiro piquete a entrar em Itararé. Casou com Zilá Lopes, com quem teve três filhos. Formado estabeleceu-se em Santiago do Boqueirão, onde residiu pelo resto da vida. É considerado um dos maiores poetas do Rio Grande.

NA HISTÓRIA - HONÓRIO LEMES DA SILVA

Conhecido como o Leão do Caverá, nasceu em Cachoeira do Sul, RS, em 23 de setembro de 1864 e morreu em Santana do Livramento em 30 de setembro de 1930.

Foi tropeiro, pequeno proprietário e quase analfabeto. Lutou como soldado na Revolução Federalista em 1893 ao lado de Gaspar Silveira Martins e foi líder maragato contra Borges de Medeiros em 1923. Mais tarde, apoiou a Coluna Prestes. Morreu muito pobre na fronteira com o Uruguai. Veja mais sobre Honório Lemes da Silva no link "Grandes Vultos".