RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

domingo, 30 de janeiro de 2011

HOJE É DIA DO PAJADOR, DIA DE JAYME.

Estátua de Jayme Caetano Braun, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, perdida entre os banheiros químicos e as rãs do banhado.

Hoje, 30 de janeiro, é dia do Pajador Gaúcho. A data foi oficializada através da lei 11.676, de 16 de outubro de 2001, em homenagem ao nascimento do maior pajador gaúcho de todos os tempos, Jayme Caetano Braun, que veio ao mundo na Timbaúva, hoje Bossoroca, na época distrito de São Luiz Gonzaga, em 1924. Jayme morreu em Porto Alegre em 8 de julho de 1999.

Durante o dia de de hoje, pajadores do Rio Grande, artistas do improviso, vates desta arte poética nascida na campanha do Uruguai e da Argentina no século 19 onde todos os 10 versos da estrofe rimam entre si, entrelaçadamente, estarão em Bento Gonçalves prestando suas homenagens ao grande mestre.

Outra homenagem que deveria ser prestada ao grande pajador, seria transpor a bela estátua de Jayme esculpida pelo artista Vinicius Ribeiro e que encontra-se num local pouco acessível, no meio do brejo e dos banheiros químicos, alí no Parque da Harmonia. Que os vereadores Elói Guimarães, autor do projeto, e Bernardino Vendrúscolo, sempre envolvido nas causas tradicionalistas, encampem essa idéia.

Vamos iniciar este movimento pela retirada do monumento a Jayme Caetano Braun daquele local para uma posição de visibilidade, de reverência, de admiração por seus milhares de fãs.