RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

domingo, 30 de janeiro de 2011

CAXIAS DO SUL É PURA TRADIÇÃO

Cancha coberta, em Caxias. Foto: LRS

Estamos boleando a perna da altaneira Caxias do Sul, onde trabalhamos como jurado, ontem a noite, no 4º Festival Querência da Poesia Gaúcha.

Enquanto meu momento não chegava fui dar uma campereada pelo Parque de Eventos da Festa da Uva e fiquei impressionado com a estrutura montada para sediar o 23º Rodeio Crioulo Nacional que ocorria paralelamente ao festival musical Cesar Passarinho e ao evento poético em que fui julgador. A cancha de atividades campeiras, toda coberta, é de orgulhar qualquer tradicionalista, de que plaga for. Nunca vi nada igual nas minhas andanças. Ali não se tem horário ou tempo ruim para laçar e domar. Que "cosa" linda tchê!

Fiquei matutando como a 25ª Região Tradicionalista consegue tamanha devoção cultural gaúcha num ambiente colonizado por imigrantes italianos.

Em relação ao festival depoesias, desejo comprimentar seu Prsidente Alberto Salles pela organização e pelo nível apresentado. Definitivamente a Querência da Poesia Gaúcha vem ocupar seu lugar de destaque no cenário poético riograndense.

Os vencedores, em primeira mão, são os seguintes:

MELHOR POESIA
1º Lugar: Três Olhares Sobre a Noite, de Rodrigo Bauer.
2º Lugar: Pago em Chamas, de Luiz Lopes de Souza.
3º Lugar: Divino Amor, de Vaine Darde.

MELHOR DECLAMADOR
1º Lugar: Paulo Ricardo dos Santos, no poema Pago em Chamas.
2º Lugar: Liliana Cardoso, no poema Divino Amor.
3º Lugar: Zeca Pereira, no poema Paz e Luz.

MELHOR AMADRINHADOR(es)
1º Lugar Luciano Salermo, Glênio Bibiano e Texo Cabral, no poema Três Olhares Sobre a Noite.
2º Lugar: Claudio Silveira, no poema Paz e Luz.
3º Lugar: Fábio Soares e Luciano Salermo, no poema "Lobisome" do Rincão.