domingo, 12 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA GAUDÉRIA 2010

MARÇO

MORTE DO CANTOR LEONARDO
. No dia 07 de março de 2010 faleceu o Leonardo. Assim o blog deu a triste notícia:

Faleceu, a meia noite e trinta minutos de hoje, no Hospital de Caridade de Viamão, o cantor Jader Moreci Teixeira, o Leonardo. Crioulo de Bagé, Leonardo estava com 71 anos de idade.

Compositor da primeira linha, músico, cantor, Leonardo possui um currículo musical impressionante. É um dos artistas mais ouvidos do pago sulino, sendo autor de composições como: Viva a Bombacha, Tertúlia, O Homem do Pala Branco e, principalmente, Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, um hino não oficial do Rio Grande.

Muitos desconhecem, mas o grande cantor Leonardo começou sua vida artística como palhaço de circo, o "Zé Sabugo". Vem daí seu jeito bonachão, sua alegria e a eterna vontade de "empunhar" um parceiro.

Leonardo se destacou ao lado do Grupo Os Três Xirus. Posteriormente, tocou junto com os Vacarianos e, por fim, dedicava-se a uma carreira solo de sucesso onde saiu-se vencedor em inúmeros festivais por esse Rio Grande afora.

Desde 2003 Leonardo apresentava, aos domingos,na Rádio Guaíba, o programa Província de São Pedro.

Leonardo era integrante do Piquete o qual faço parte, Fraternidade Gaúcha e meu Irmão de uma Ordem Maior. Que o Grande Arquiteto do Universo o tenha ao lado.

Foto: Léo RS

Foi sepultado ontem, as 17 horas, o corpo do cantor Leonardo, que faleceu de insuficiência renal, seguida de parada cardíaca.

As dependências do Cemitério Parque Saint Hilaire, em Viamão, estavam tomadas de amigos, músicos, fãs, mas também de muita emoção.

Em dois momentos senti o espírito alegre de Leonardo vagando entre os presentes: quando seus Irmãos maçons cerraram as portas da capela para um ritual de Corrente de União, e quando o Walter Morais, o Heleno Gimenez e todos os presentes cantaram Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, enquanto seu caixão baixava a campa.

A chuva fina que caía, tenho certeza, eram prantos de quem não pode estar presente.


FESTA CAMPEIRA DO RIO GRANDE DO SUL De 18 de março de 2010, até o dia 21, ocorreu a FECARS 2010, a Festa Campeira do Rio Grande do Sul, na cidade serrana de caxias do Sul.

A Festa Campeira do Rio Grande do Sul, que antigamente chamava-se Festa Crioula do Rio Grande do Sul, aconteceu pela primeira vez em março de 1989, após apresentação e aprovação do ante-projeto na 26ª Convenção Tradicionalista na cidade de Júlio de Castilhos, em 1987, quando o MTG tinha por Presidente Zeno Dias Chaves.

Os maiores articuladores deste movimento que visava “unir os gaúchos campeiros para confraternizar e apurar seus campeões com representação dentro e fora do Estado, para competições desta natureza”, foram Frontelmo Alves Machado, Wilson Freitas, Cyro Dutra Ferreira, Bellaguarda de Menezes, João Rodrigues de Andrade e Oraci Lousada.

Os objetivos foram alcançados e hoje a Festa Campeira é um dos maiores eventos dentro do calendário do MTG.

Este ano, em sua 22ª edição, a Festa Campeira acontece, a partir de hoje (18 de março) até domingo, na cidade de Caxias do Sul, que neste ano comemora o centenário da chegada do trem, os 120 anos de emancipação e os 134 anos da imigração italiana.

No município serrano, pela primeira vez em pavilhões cobertos (parque da Festa da Uva inaugurado em fevereiro) em torno de 1,5 concorrentes estarão disputando as mais de 20 modalidades com destaque para doma e tiro de laço.

Além das provas campeiras, a programação inclui competições esportivas (bocha, jogo do osso, etc) Seminário Estadual de Prendas e Peões, Seminário de Cultura Campeira, escolha da Música Tema da Semana Farroupilha, além de espetáculos musicais.

FESTIVAIS. No mês de março de 2010 ocorreram três festivais nativistas no Rio Grande do Sul, todos ponteados de enorme sucesso. Foram eles: a 6ª edição do Esmeralda Canta José Mendes, a 26ª edição do Reponte, de São Lourenço do Sul e a 3ª edição do Canto Missioneiro, de Santo Ângelo.