RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 7 de novembro de 2010

NÃO FOSSE PELA MINHA ASMA...

...teria sido uma das melhores cavalgadas que já fiz, mas a malvada me atacou na noite de sábado que, tamanha a falta de ar, parecia que estava sendo enterrado vivo dentro da barraca Iglu. Botei meu poncho-pátria e, de ceroulas, andejei até que clareasse o dia, dentre barracas e cavalos, como um morcego vagando na neblina, no lindíssimo Passo da Ilha, em São Francisco de Paula, local da chegada da V Cavalgada dos Irmãos do Estribo. Mas, como diz o Mano Lima "tô de volta pra cantar a minha terra" (e senti saudades de vocês).

Os primeiros a chegar no Passo da Ilha, um local pitoresco e deslumbrante. Imaginem vocês, dormirem com um retrechar de águas de cachoeira pela volta. É a mais pura e natural serenata deste mundo velho de Deus.


Nosso vaqueano Sérgio Gaudério Barbosa, dos Cavaleiros da Neve. Um dos homens mais gaúchos que conheço. Com ele não tem essa de cama-de-armar comprada em Rivera, como é a moda agora (tenho uma). O Sérgio, aonde chega, atira os arreios e estes são a sua cama.


Passo do "S". E lá se vão os cavaleiros, amigos, parceiros, fazendo, de a cavalo o S que dá passo para travessia do rio e nome ao lugar.


A bandeira do Freternidade Gaúcha tremulou, mais uma vez, pelos verdes campos serranos recortados de vertentes.