RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Preparativos para o casório

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ROCK DE GALPÃO (DOS BONS)


Terça-feira a noite, dando uma navegada pelos canais da telinha, entre um cochilo e outro me deparei, na TV COM, com a apresentação, em Caxias do Sul, do show Rock de Galpão, protagonizado pelo eclético e talentoso Neto Fagundes e a competente banda de rock Estado das Coisas, com a participação do excelente gaiteiro Paulinho Cardoso. O espetáculo tem a direção artística de Hique Gómez.

Quem me conhece sabe que sempre fui contra a chamada Tchê Miusic, que originou toda uma desavença entre o Movimento Tradicionalista e os Grupos “Tchês” que usando (muito mal) a temática gauchesca revestiam-na com um maxixe nordestino. Uma mescla que não deu certo.

O projeto Rock de Galpão é diferente, não há disfarce. A proposta é exatamente esta: colocar rock, reggae, baladas e até xotes e vaneirões (dos bons e bem executados por exímios músicos) em um repertório composto por autores do quilate de Apparicio Silva Rillo, Lupicínio Rodrigues, Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Mário Barbará, César Passarinho, Nico e Bagre Fagundes, Vitor Ramil, José Fogaça, Elton Saldanha, entre outros.

O resultado disto tudo é dos melhores possíveis. A mescla do pop-rock com a nossa música regional produziu um espetáculo que me espantou o sono e me deu orgulho da diversidade musical que nos alicerça, bem como da gama de ótimos músicos que brotaram nesta terra gaúcha. Quem puder assistir, não perca.