RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

NOITE DE VIGÍLIA

Na noite do dia 19 para 20 de setembro, de 1835, os farrapos, comandados por Cabo Rocha, tiveram o primeiro embate contra a Guarda do Palácio do Presidente da Província. Era uma noite de nevoeiro muito forte e o pioneiro contato entre os farroupilhas e os imperiais deu-se exatamente em cima do pontilhão da Azenha, um antigo moinho que havia onde hoje localizam-se os cemitérios, em Porto Alegre. A Guarda Palaciana, derrotada, fugio avisando o Presidente Braga da invasão. No amanhecer do dia 20 o Presidente e sua comitiva partiram, de navio, para a corte, no Rio de Janeiro e os revolucionários entraram em Porto Alegre.

Pois ontem a noite, neste mesmo local da invasão, onde localiza-se o monumento aos maçons imperiais e republicanos, por proposição do vereador Bernardino Vendruscolo, foi feita uma noite de vigília, que começou logo após o desfile temático, indo até o clarear do dia 20.

Esta iniciativa do vereador visa homenagear e reverenciar, todos os anos, aqueles combatentes, e dar destaque ao marco da revolução que durou quase 10 anos.

Estavam presentes no ato diversas autoridades maçônicas, civís e militares. Usei da palavra em nome do Piquete Fraternidade Gaúcha e relatei da minha emoção em estar vivenciando aquele momento tão importante, em local que foi uma referência na história de nosso povo riograndense.

Parabéns pela iniciativa, vereador Bernardino Vendruscolo!

Foto: LRS