ESTORIADORES
Eu fico deveras impressionado como, no mês de setembro, surgem estoriadores (isso mesmo sem H e com E) aqui pela terrinha.
O jornal O Sul (repetindo o que já fez a ZH certa feita) postou uma matéria afirmando que a revolução chamava-se de "Farroupilha" por que os soldados republicanos peleavam esfarrapados, quando se sabe que tal nomenclatura vem da Revolução Francesa - 1788 a 1799 - e representava um ideal de liberdade. Ainda em 1831, quatro anos antes de começar a nossa revolta, já havia dois jornais no Rio de Janeiro propagando estes mesmos ideais, o Jurubebas e o Matraca, publicações dos liberais exaltados, ou farroupilhas, que defendiam um regime republicano ou federalista e se contrapunham aos conservadores.
Mas o maior de todos os impropérios eu li hoje no Google (de um estoriador que não vale a pena citar o nome), falando sobre a revolta gaúcha. Escreveu ele:
- A Revolução Farroupilha, que durou quase dez anos, foi recheada de fatos marcantes como a morte do general Antônio de Souza Neto.
Benzadeus.
Netto veio a morrer em Corrientes, Argentina, quando lutava pelo Brasil durante a Guerra do Paraguai, em 2 de julho de 1866, aos 63 anos, ou seja, mais de 20 anos depois de findada a Guerra dos Farrapos.
Mas tchê! Vão ler um pouco mais antes de publicar tanta bobagem.