RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Gênero musical Bugio é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul

terça-feira, 29 de julho de 2025

 

CHAMA CRIOULA TERÁ INCENTIVO OFICIAL 


Foto: divulgação prefeitura de Santa Maria


Não é querer bater na mesma tecla mas é notório como a tradição gaúcha está recebendo um olhar diferenciado a partir da posse de Eduardo Loureiro na Secretaria de Cultura. 

Um exemplo. 

É a primeira vez que o Estado investe no Acendimento da Chama Crioula, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul.

O investimento será de R$ 300 mil, com repasse diretos às Regiões Tradicionalistas para garantir presença no evento que acontece em Caxias do Sul nos dias 15 e 16 de agosto.  

É dispensável ressaltar a importância deste ato simbólico iniciado lá em 1947 quando foi acesa pela primeira vez pelo saudoso folclorista Paixão Côrtes e o Grupo dos Oito.
 
A centelha gerada em Caxias do Sul percorrerá todo o Estado até chegar ao Palácio Piratini no dia 14 de setembro, marcando oficialmente a abertura da Semana Farroupilha de 2025.