sábado, 25 de janeiro de 2025


ODE A DOM JAYME

 por José Luiz dos Santos e convidados



Recebi ontem, 24, aqui pelas bandas do lagoão salgado, um livro diferenciado no que refere-se ao grande pajador Jayme Caetano Braun.  

Trata-se de uma recolta em sua obra literária e fonográfica elaborada pelo poeta e escritor José Luiz dos Santos, como forma de homenagem pela passagem do centenário de nascimento do Pajador Missioneiro. O autor, ora residente em Santa Maria é conterrâneo e admirador do grande menestrel. Utilizou-se dos onze livros do poeta e de 16 discos entre CDs e Vinil, destacando os títulos dos poemas/pajadas, entrelaçando-os em versos de sua lavra. Pesquisou também 35 obras esparsas (que não estão em livros ou discos), perfazendo um total de 320 títulos encontrados. 

Tem a participação de convidados amigos/ admiradores do Jayme – todos de expressão no cenário musical regional e brasileiro, entre eles Luiz Marenco, Paulo de Freitas Mendonça, don Arabi Rodrigues, João Sampaio, Odilon Ramos e outros que também deixam sua homenagem em forma de poemas, prosa, fotografias e depoimentos de suas vivências com o pajador.  São 208 páginas onde a poesia regional se abanca e como diz o ditado gauchesco: “Não dá, nem pede quartel”.

Tive a honra de escrever a "orelha" do livro além de uma passagem hilariante que presenciei por ocasião das despedidas derradeiras ao pajador.   

O lançamento e Sessão de Autógrafos, conforme convite abaixo, será no dia do Pajador Gaúcho, 30 de janeiro, a partir das 18h, no Complexo Jayme Caetano Braun, em São Luiz Gonzaga

O livro pode ser adquirido diretamente em contato com o autor pelo whatsapp (55 999551202) ao valor de R$ 51,90 incluído despesas postais.