RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

terça-feira, 10 de setembro de 2024

 

REPONTANDO DATAS - 10 DE SETEMBRO


Num dia 10 de setembro, do ano de 1836, trava-se nos Campos dos Menezes, Bagé, a Batalha do Seival onde as tropas farroupilhas de Antônio de Souza Netto derrotam as legalistas de João da Silva Tavares. Foi a mais fulgurante vitória dos Republicanos sobre os Imperiais pois estavam em menor número e numa posição logística inferior (numa baixada de campo). Após esta grande conquista aonde o cavalo de Joca Tavares saiu em disparada e seus comandados acharam que seu chefe estava fugindo, foi proclamada a República Rio-grandense. Nesse local, na margem esquerda do Arroio Seival, ao norte da BR-293, o MTG mandou erguer um Marco Histórico.

Também num dia 10 de setembro, mas no ano de 1837, Bento Gonçalves da Silva chega de volta aos pampas, fugitivo do Forte São Marcelo, Salvador, após ser preso na derrota republicana na Ilha do Fanfa e ser levado ao Rio de Janeiro e, após uma fuga frustrada, ser transferido para a Bahia. 

No dia 10 de setembro do ano de 1899 João Cezimbra Jacques, patrono do tradicionalismo Gaúcho, juntamente com João Simões Lopes Neto, fundam em Pelotas a União Gaúcha, 3ª Sociedade no Gênero.