RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

terça-feira, 3 de setembro de 2024

 

DA PRATELEIRA DO MEIO 



Sou destas pessoas que se podem chamar de Ratos de Sebo, ou seja, vivo "futricando" em livrarias de obras antigas na esperança de encontrar alguma relíquia. 

Pois sábado estava pelo meu rancho em São Chico de Paula quando deu "ôh de casa" o escritor José Carlos Santos da Fonseca me brindando com seu mais recente trabalho literário. Não precisei ir atrás pois a relíquia em forma de livro chegou até mim.  

Trata-se do exemplar São Francisco de Paula - Rio Grande do Sul - História, Encantos e Mistérios em 2ª edição revisada e ampliada.

São 302 paginas de puro resgate do passado serrano elaboradas de uma forma responsável, baseadas em documentos de cada época, com depoimentos abalizados, recheadas de fotos ilustrativas com complementos enriquecidos por notável conhecimento de seu autor quanto a formação deste município encravado nos píncaros da serra gaúcha. 

Nos tempos atuais está muito em moda o jargão "este é da prateleira de cima" para designar algo ou alguém de qualidade superior. Quanto ao excelente livro do José Carlos Santos da Fonseca eu digo que não. É da prateleira do meio, ao alcance dos meus olhos e mãos para que eu possa devorá-lo a todo instante.