RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

 


ANIMAIS QUE CONDUZIAM A CHAMA CRIOULA 

MORREM POR INGESTÃO DE MIO-MIO 


Mio-mio

Cinco animais que participavam da cavalgada do grupo Pé no Estribo, conduzindo a Chama Crioula de Alegrete em direção ao Chuí morreram na região de Rosário do Sul no dia de ontem, 21. 

Segundo os veterinários que atenderam a ocorrência as mortes foram causadas pela ingestão da erva conhecida como Mio-mio. 

O mio-mio (Baccharis coridifolia) é uma planta tóxica comum no sul do Brasil, especialmente nas regiões próximas às fronteiras com o Uruguai e a Argentina. É uma erva verdejante que cresce em pastagens e pode causar intoxicação em animais que não estão acostumados à planta. Os sintomas incluem distúrbios gastrointestinais e lesões em órgãos como o estômago e o intestino, e os animais podem morrer em menos de 24 horas. Os animais da região geralmente não comem o mio-mio porque sabem que é tóxico, mas o problema pode surgir quando um animal de outra região é introduzido em campos onde a erva está presente.