RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

segunda-feira, 8 de julho de 2024

 

REPONTANDO DATAS - 08 DE JULHO




Em 08 de julho, do ano de 1999, partia para um outro plano Jayme Caetano Braun, o mestre do verso de improviso na forma de poesia.  

Faz um quarto de século mas lembro como se fosse hoje de seu velório no salão nobre Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, e daquele imbróglio envolvendo um cantor e um folclorista, e dos momentos tensos de tira o lenço vermelho do pajador, bota um branco, tira o branco e bota um vermelho, até que alguém acalmou os ânimos e colocou os dois dentre as mãos do grande poeta.

Alguns mais chegados dizem que seu apelido era Chimango mas vi diversas imagens sua com lenço vermelho.

Na verdade tudo isso, hoje, pouco importa e neste ano de 2024 todas as comemorações estão voltadas para o seu centenário de nascimento e Chimangos e Maragatos festejam em paz.  

Também num dia 08 de julho, mas no ano de 2009, partia para as Sesmarias do Infinito o poeta serrano Rui Cardoso Nunes que, juntamente com seu irmão Zeno Cardoso Nunes, foi autor do livro mais vendido da Martins Livreiro, ou seja, o Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul.