RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

quarta-feira, 10 de julho de 2024

 


Meu amigo Jairo Reis, comunicador, um abnegado divulgador da cultura gaúcha, é proprietário do Blog Ronda dos Festivais, periódico virtual aonde o mundo festivaleiro se orienta. 

Pois neste mês de julho seu blog completa 15 anos de profícua existência com postagens diárias sobre tudo o que acontece nas dezenas de eventos que se desenvolvem a cada fim de semana no Estado. 

Para comemorar tal data tão significativa à classe artística, o Jairo Reis promove um festival intitulado Uma Canção Para o Ronda... cujo regulamento pode ser acessado no próprio blog.

Sobre o tema o filho ilustre de Santo Antônio da Patrulha escreveu o seguinte:  

No dia 31 de julho o Blog Ronda dos Festivais completará 15 anos de existência. Inclusive, havíamos projetado algumas atividades para comemorarmos esta data de grande significância para nós. 

A primeira inciativa, apresentada durante o mês de abril,  foi a criação do festival UMA CANÇÃO PARA O RONDA..., concurso poético-musical cujo propósito seria estimular autores de letras e de melodias nativistas e regionais, a comporem uma ou mais músicas que discorram sobre os 15 anos de existência do Blog Ronda dos Festivais.  No entanto, a calamidade climática que atingiu 90% dos municípios gaúchos em maio passado, provocou um quadro de tristeza e de desalento que arrefeceu o nosso ânimo inicial. Seria constrangedor se persistíssemos com a divulgação de um evento comemorativo, enquanto muitos rio-grandenses sofriam, e anda sofrem, com perdas pessoais e materiais irreparáveis.   Muita coisa ainda precisa ser feita para que tudo volte à normalidade, mas felizmente o pior já passou.

Sendo assim, apesar de faltarem somente 21 dias para a data comemorativa, decidimos retomar a ideia de promovermos o festival UMA CANÇÃO PARA O RONDA... para o qual contamos com a participação do maior número possível de poetas, compositores, músicos e intérpretes.