RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

terça-feira, 2 de julho de 2024

 

ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA

CARAMELO SERÁ ATRAÇÃO 


Caramelo, logo após ser resgatado, pesava 270 quilos.
Agora já está com 310. 

O cavalo Caramelo, que tornou-se um simbolismo de resistência ao passar 4 dias num telhado durante as enchentes de maio, poderá fazer parte das festividades farroupilhas, mais precisamente no acendimento da chama crioula no dia 7 de setembro, na cidade de Porto Alegre.
 
Tal data representa o gesto do saudoso folclorista João Carlos D'Avila Paixão Côrtes que, no ano de 1947, retirou uma centelha da Pira da Pátria dando início as comemorações da Semana Farroupilha no Colégio Júlio de Castilhos, atitude que consolidou as festividades do 20 de setembro até os dias atuais. 

Caramelo encontra-se internado há mais de 45 dias no Hospital Veterinário da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Sua rotina no hospital envolve passeios e um espaço na agenda para fotos com a imprensa e com admiradores.

As tratativas para sua presença no ato de acendimento da chama ainda estão no começo pois todo o cuidado é pouco com esse brasão de resiliência que acompanha nossa gente gaúcha desde os primórdios tempos da formação do Rio Grande.