PEALO DE SANGUE
Tem um vídeo emocionante que anda circulando a todo o galope pelas pradarias da internet. Trata-se da Fafá de Belém interpretando a canção Pealo de Sangue, de Raul Ellwanger, gravada originalmente em 1979. A música torna-se ainda mais linda em face do momento pelo qual atravessamos.
Segundo a jornalista Juliana Bublitz em sua coluna Informe Especial, ZH do fim de semana, a música foi a escolhida por Suzana Vellinho Englert, presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), para uma ação solidária que uniu a Orquestra Theatro São Pedro e a cantora Fafá de Belém.
- Tínhamos que fazer algo para levantar fundos para o setor de turismo e eventos da capital. Pensei nesta música e falei como o maestro Evandro Matté - conta Suzana.
Foi do regente a ideia de convidar Fafá, amiga de longa data e admiradora do RS.
Com 19 músicos, munidos de violinos, violas, violoncelos, baixo e violão, a base da canção foi gravada em uma tarde, no palco do teatro vazio, com o apoio de muita gente boa nos bastidores.
O material foi enviado a Fafá, em Lisboa, Portugal, onde ela gravou a voz, cantando como se estivesse ao lado das vitimas da enchente.
A parte recitada é de autoria do poeta Luiz Coronel.