RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
REPONTANDO DATAS: No dia 23 de setembro de 1788 nascia em Triunfo, RS, Bento Gonçalves da Silva. A imagem acima é a única fotografia do general farrapo fazendo parte do acervo do Museu Júlio de Castilhos, em POA. Pelas datas, Bento teria comemorado seus 47 anos já em Porto Alegre após a invasão.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

 

A CHUVA ME TRAZ INSÔNIA



Sempre gostei de dormir em noites de chuva. Que coisa boa puxar uma soneca sob um telhado de zinco. O barulho da chuva era o próprio Morfeu, o Deus do Sono na mitologia grega. Na minha fria terra na serra quando amanhece chovendo a gente fala: - Que tempinho pra dormir o dia inteiro. 

Lembro que meu pai também era assim. Ele botava na rua uma lata de boca pra baixo, só para intensificar o barulho da chuva caindo. 

Mas agora tudo mudou. A chuva me traz insônia. 

Esta noite foi assim. Me revirei no catre,  repontei o sono mas ele não veio, tudo em função do que está nos acontecendo. 

Eu estou bem, minha família está bem, mas fico matutando sobre estas pessoas que recém estão retornando para suas casas depois de tanto tempo fora. Que angústia. Que agonia. Que coisa louca tudo isso!

Quando vai passar esta nuvem negra sobre nosso querido Rio Grande?