RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
MTC Desenhos

domingo, 5 de maio de 2024

 

CADA QUAL COM SEUS HERÓIS



 meu Pai Bernardino Souza
Foto restaurada por: Paulo Ricardo Costa

Num dia 05 de maio, do ano de 1994, portanto a exatamente trinta anos, falecia meu pai Bernardino Souza, um gaúcho sem cavalo, um peão da "boleia" do caminhão. 

Não me sai da lembrança quando, no dia 1º de maio daquele ano, ao seu lado num leito do Hospital de Caridade de São Francisco de Paula, a televisão noticiou a morte de Ayrton Senna, ele saiu-se com esta tirada: - Mas é ligeiro este Senna. Vai chegar primeiro que eu no céu...

Realmente (e com razão) naqueles dias o mundo preocupava-se com a morte deste grande ídolo brasileiro mas minha grande aflição era outra. Eu me entristecia com a morte de meu melhor amigo. Chorava o falecimento de um "piloto" que passou sua existência dirigindo caminhões e ônibus pelo meio do mato, por estradas barrentas e daí tirou o sustento de nossa família.

Passados trinta anos ainda sinto muito a sua falta. Queria dizer-lhe palavras que não disse, fazer coisas que não fiz e que só após a sua morte me dei conta. Mas a vida é assim e apesar de tudo acho que fui um bom filho.

Ayrton Senna também é meu ídolo mas o meu herói continua sendo o Bernardino Souza. 

Em tempo: Sempre que me vejo embretado eu faço uma oração ao meu velho e, por incrível que pareça, as coisas se resolvem. Então, nestes momentos trágicos por que passa o no Estado, eu me socorro de ti pedindo que olhe por nossa gente.