RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Nosso reconhecimento a Rede Globo e demais emissoras que ocupam horários nobres de suas grades para solicitação de ajuda ao nosso Estado. Na foto Luciano Huck com o bombeiro Damião em frente de sua casa, em Canoas. Sua esposa e seus filhos estão em abrigos e ele trabalha, praticamente sem dormir, salvando vidas.

segunda-feira, 22 de abril de 2024

 

PEÃO FARROUPILHA É DE SANTA MARIA 


Peões Farroupilhas 2024-2025


Fonte: Blog Tradição, Folclore e Cultura Gaúcha / Rogério Bastos

Após três dias de intensa programação, foram conhecidos os representantes masculinos jovens da cultura gaúcha eleitos para o mandato 2024-2025. A festividade foi realizada na região Missioneira, contando com parte das atrações em Entre-Ijuís e outra parte em Santo Ângelo. O 35º Entrevero Cultural de Peões, foi realizado nos dias 18, 19 e 20 de abril.

Desde o início do processo, estiveram envolvidos cerca de 2 mil participantes nas categorias categorias Piá (mirim), Guri (juvenil) e Peão (adulto). Os competidores foram avaliados em conhecimentos históricos e geográficos, habilidades artísticas e conhecimento e desenvoltura nas lides campeiras.

A gestão é composta por nove peões (três em cada categoria). Ao longo do próximo ano, eles têm a responsabilidade de representar o movimento tradicionalista, fomentando a disseminação da cultura, ministrando palestras e marcando presença em eventos oficiais.

"O Entrevero Cultural de Peões é uma tradição importante e uma oportunidade dos concorrentes mostrarem sua dedicação e paixão pelas tradições do nosso estado", afirma a presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart.

O sábado, último dia da programação, foi marcado por demonstrações práticas aplicadas em Santo Ângelo. As Provas Campeiras, que iniciaram às 8h30min no Parque de Exposições Siegfried Ritter, reuniram competidores e espectadores que mostraram suas habilidades aos julgadores. O dia culminou com um jantar no GTF Cel Aparício Borges, seguido pelo Fandango e divulgação dos resultados no Salão da Comunidade Luterana São Paulo, na Esquina Gaúcha, onde o Grupo Bem Campeiro animou a celebração.

Matheus da Cunha Goggia Neves, do DTG Noel Guarani, de Santa Maria, foi escolhido o Peão Farroupilha

Confira os eleitos:

Categoria: PIÁ

1º Matheus Guiotto Vieira 9a RT - GF Chaleira Preta - Ijuí

2º Pedro Barboza das Neves 6o RT - CCN Sentinela do Rio Grande - Rio Grande

3º Enzo Gustavo Madalóz Romansin 7o RT - CTG Manoel Teixeira - Tapejara 

Categoria: GURI

1º Kauan de Melo Zambruski 11o RT - CTG Querência do Prata - Nova Prata

2º Arthur Portella Martins 17a RT - 35 CTG - Palmeira das Missões

3º Henrique Gehres Moraes 1a RT - CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí 

Categoria: ADULTO

1º Matheus da Cunha Goggia Neves 13a RT - DTG Noel Guarani - Santa Maria

2º Thiago Rodrigues Miranda 6a RT - CCN Sentinela do Rio Grande - Rio Grande

3º Luiz Cassol Ferrigo 11a RT -  CTG Os Desgarrados – Guaporé