RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quinta-feira, 25 de abril de 2024

 

FALECEU ALBINO MANIQUE 



Após algumas informações desencontradas com tristeza confirmamos, através de mensagem de seu irmão, que Albino Batista Manique, mais conhecido como Albino Manique, considerado um dos melhores acordeonistas do Rio Grande do Sul faleceu as 8.30h desta manhã (25) aos 80 anos de idade completados no mês passado. Ele estava internado no Hospital da PUC para tratamento de um câncer no pulmão.  

Albino Manique nasceu em São Francisco de Paula, RS, e suas composições foram inspiradas na sua infância com influências musicais de seu pai, que tocava gaita-ponto em festas populares da região, além de nomes como 
Pedro Raimundo, Osvaldinho e Zé Bernardes, Conjunto Farroupilha, os Irmãos Bertussi, Mário Zan, Luiz Gonzaga, Raul Barboza e Ernesto Montiel.

Por ser autodidata, valia-se das audições dos programas radiofônicos veiculados diariamente, que através da memorização e percepção, desenvolvia as composições. Ainda criança, ao lado de seu grande amigo Francisco Romeu Castilhos, o Chico, desceu a serra para apresentar-se no programa radiofônico o Grande Rodeio Coringa, onde ficaram conhecidos como Os Mirins, grupo que hoje tem mais de 60 anos de existência pontilhada de grandes sucessos.

Tive a honra de, além de ser seu conterrâneo, ter diversas letras musicadas por esse fraterno amigo. 

Vai com Deus, Albino Manique, alegrar com as suas vaneirinhas os encontros musicais do CTG Querência da Eternidade.