RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 10 de abril de 2024

 

DOZE ANOS SEM BEREGA 


Hoje está completando 12 anos que demos o último adeus ao artista Berega. Assim noticiamos sua partida em nosso site, naquela data:   


TERÇA-FEIRA, 10 DE ABRIL DE 2012

MORREU O GRANDE ARTISTA BEREGA

"A família de Berega tristemente informa a seus parentes, amigos, fãs e admiradores que o nosso querido artista faleceu hoje (dia 09), em Uruguaiana. O sepultamento será amanhã, dia 10/04, as 15hs. Quando possível serão dados maiores detalhes. Agradecemos desde já as preces que tem sido dadas nesta longa jornada da sua enfermidade.


QUEM FOI BEREGA 




Luiz Alberto Pont Beheregaray, conhecido por Berega, nasceu em 26 de maio de 1934 em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil, e faleceu em 09 de abril de 2012, na mesma cidade.

Desenvolveu seu gosto e talento pelo desenho ainda na infância mas somente passou a trabalhar profissionalmente como artista plástico no início da década de 70. Sua temática foi recorrente às impressões da cultura de sua terra, sua região e suas impressões de sua infância em meio ao pampa gaúcho: sua gente, sua cultura e suas coisas e o inseparável cavalo. Neste quesito, rompeu fronteiras e o retratou em inúmeras raças, nos infinitos movimentos, usos, culturas e esportes.

Uma das marcas registradas do Berega foi as suas "folhinhas", os disputados calendários da Ipiranga onde, a cada ano, ele expressava na forma de desenho o dia-a-dia do viver interiorano. 

Para minha imensa alegria, certa feita, meados da década passado, ao chegar de uma cavalgada na cidade de Tramandaí, um amigo que eu só conhecia via internet, meu querido Rui Gressler, me aguardava com toda a sua coleção e me brindou com essa verdadeira relíquia a qual estou emoldurando e quero colocar no meu galpão Aconchego dos Gaudérios, lá em São Chico de Paula. 


Adão Bueno, este blogueiro, Rui Gressler  
e sua coleção de "folhinhas" do Berega

Pois não é que mais recentemente outro amigo me presenteou com mais um lote destes preciosos documentários do filho de Uruguaiana!? Trata-se de meu conterrâneo Flavio Camilo, atualmente residindo em Novo Hamburgo. 

Quanta honra para mim ser merecedor de regalos tão importantes. Mil gracias, companheirada. 

Abaixo apenas alguns dos diversos flagrantes que o eterno Berega captou com sua sensibilidade inigualável e que agora chegam as minhas mãos.