RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sábado, 9 de dezembro de 2023

 

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO



Fazer um texto objetivo, que atinja com facilidade a maioria dos leitores é uma da tarefas mais complicadas para quem escreve. O autor deve se colocar na qualidade de quem está devorando seus próprios registros. Se algo ficou apenas "subentendido", é porque não está bom. 

Uma grande parte de quem lê, o faz com sua própria visão de mundo e qualquer desvio de sentido na frase a coisa desanda. Se o escritor tiver tendências a ironias no que coloca no papel, aí sim vira uma salada de mondongo. Muitos avisam: "contém ironia". 

Quando não se tem liberdade poética o autor deve ser ainda mais reto em seus apontamentos. Não se pode distorcer a veracidade do que aconteceu.

Quando causo dubiedade naquilo que ponho nas redes sociais costumo dizer: - Meu amigo: Faltaste as aulas de interpretação de texto? 

Mas será que o errado não sou eu?  

Toco neste assunto porque neste momento (são 6h do dia 09) estou encilhando o pingo para soltar as rédeas rumo a lendária São Pedro do Sul, no centro do Estado, aonde receberei o cobiçado prêmio de Livro do Ano 2022/2023, na categoria Pesquisa Histórica, pelo trabalho Os Farrapos e a Maçonaria. Tal comenda é uma promoção da Academia Brigadiana de Letras do Rio Grande do Sul.

Acho que fui feliz e tive sorte nesta obra pois, além do reconhecimento, continua saindo como pastel em cancha de carreira.