INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Fazer um texto objetivo, que atinja com facilidade a maioria dos leitores é uma da tarefas mais complicadas para quem escreve. O autor deve se colocar na qualidade de quem está devorando seus próprios registros. Se algo ficou apenas "subentendido", é porque não está bom.
Uma grande parte de quem lê, o faz com sua própria visão de mundo e qualquer desvio de sentido na frase a coisa desanda. Se o escritor tiver tendências a ironias no que coloca no papel, aí sim vira uma salada de mondongo. Muitos avisam: "contém ironia".
Quando não se tem liberdade poética o autor deve ser ainda mais reto em seus apontamentos. Não se pode distorcer a veracidade do que aconteceu.
Quando causo dubiedade naquilo que ponho nas redes sociais costumo dizer: - Meu amigo: Faltaste as aulas de interpretação de texto?
Mas será que o errado não sou eu?
Toco neste assunto porque neste momento (são 6h do dia 09) estou encilhando o pingo para soltar as rédeas rumo a lendária São Pedro do Sul, no centro do Estado, aonde receberei o cobiçado prêmio de Livro do Ano 2022/2023, na categoria Pesquisa Histórica, pelo trabalho Os Farrapos e a Maçonaria. Tal comenda é uma promoção da Academia Brigadiana de Letras do Rio Grande do Sul.
Acho que fui feliz e tive sorte nesta obra pois, além do reconhecimento, continua saindo como pastel em cancha de carreira.