RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Nosso reconhecimento a Rede Globo e demais emissoras que ocupam horários nobres de suas grades para solicitação de ajuda ao nosso Estado. Na foto Luciano Huck com o bombeiro Damião em frente de sua casa, em Canoas. Sua esposa e seus filhos estão em abrigos e ele trabalha, praticamente sem dormir, salvando vidas.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

 

REPONTANDO DATAS / 07 DE FEVEREIRO


MORRE SEPÉ TIARAJU 



Num dia 07 de fevereiro, do ano de 1756, sucumbia às margens da sanga da Bica, afluente do rio Vacacaí, o grande guerreiro guarany Sepé Tiaraju. Naqueles campos da antiga localidade chamada Batovi (hoje município de São Gabriel, RS) ficou enterrada muito da nossa história Missioneira.
 
Sepé Tiarajú, que era Morubixaba (quem exerce a função de Cacique e Pagé) guarany, foi derrubado do cavalo pela lança de um soldado luso-brasileiro e, após, alvejado por um tiro de pistola pelo governador de Montevidéu, José Joaquim Viana – Guerra Guaranítica.

Hoje, conforme transcrição abaixo, 
ele é considerado Herói Nacional. 
 


Presidência da República
Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos


 


 
 Inscreve o nome de Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria.
 
O VICE – PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no  exercício  do  cargo  de  PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
 
Art. 1o  Em comemoração aos 250 (duzentos e cinquenta) anos da morte de Sepé Tiaraju, será inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, o nome de José Tiaraju, o  Sepé Tiaraju, herói guarani missioneiro rio-grandense.
 
 Art. 2o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
 
Brasília,  21  de setembro de 2009; 188o da Independência e 121o da República.
 

 JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira