RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

 

POVOS FORMADORES DO RIO GRANDE DO SUL 



 

O Primeiro grupo são os BIRIVAS: assim chamados os paulistas, paranaenses, mineiros ou riograndenses descendentes destes. Geralmente tropeiros ou bandeirantes, andavam em mulas, com longas botas russilhonas, chapéus de abas largas e um poncho azul de baeta vermelha.

Em São Paulo esse tipo cultural era denominado "caepyra".

Eles chegaram nessa região a partir de 1680 e 1715 com a fundação de Sacramento e Laguna para comerciar couro e conduzir gados para os Portugueses.

Vindo a se estabelecer na região, principalmente no norte riograndense a partir da abertura do Caminho de Viamão entre 1720-1735.

Logo a seguir temos os GAÚCHOS: o mais famoso e conhecido povo riograndense. É grupo étnico de muitas influências que acabou por possuir um caráter singular. Com origens nas missões jesuíticas, nasce no meio dos conflitos e da influência de Portugal e Espanha. tomando rumo próprio, e que com o tempo sofreu inúmeras outras influências, principalmente com os portugueses açorianos, os birivas, platinos-espanhóis e os indígenas pampeanos.

Vagueando entre Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Esse tipo cultural começou a ser conhecido como gaúcho primitivo a partir de 1750.

No terceiro grupo temos os AÇORITAS: ou Açorianos, são portugueses chegados principalmente a partir de 1752, para povoar todo o território atual Riograndense, com o Tratado de Madrid, foram convencidos a se estabelecer na região através de Sesmarias, foram importante estancieiros, charqueadores e políticos.

Se estabelecendo na região principalmente para afastar os espanhóis do território português. Os Açorianos se espalharam por todo o Rio Grande do Sul, mas foi na região costeira que deixou suas marcas culturais mais profundas.