RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

 

A REPRESENTATIVIDADE - PARTE II


Vocês lembram quando, há pouco tempo, escrevi um texto sobre a representatividade? Para quem não acompanhou vou republicá-lo:

Como diria meu saudoso amigo Nilson Gonçalves, o Monarca, lá da São Chico de Paula, “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”. 

Explicamos:

Quando você anda solito no mundo, os seus atos são de sua responsabilidade. Contudo, quando você representa uma entidade, usa um brasão no bolso da camisa, a sua atitude passa a ser vista como a de um membro daquela associação que pode muito bem ser um CTG, um piquete, um departamento, uma Região Tradicionalista, um grupo de cavalgada, um conjunto musical...

Em suma o seu comportamento compromete (ou orgulha) o coletivo.

Uma coisa é você ser um borracho, um falastrão, um inconveniente, de forma independente. O ônus de ser chato é exclusivamente seu. Entretanto no momento em que o indivíduo segue uma bandeira, deve fazer o máximo para não envergonhá-la.

Por tudo isso pense bem na sua forma de agir, de falar, quando estiver ostentando algum símbolo ou fazendo parte de alguma comissão pois sua conduta pode comprometer anos e anos de trabalho de gente abnegada.

Tenha em mente que a “marca” não é sua. Você faz parte dela.  


Pois bueno. Agora vem a postagem de hoje sobre o mesmo tema. 

O deputado federal pelo Rio Grande do Sul Mauricio Marcon (Podemos), de Caxias do Sul, disse que a Bahia é um lugar "sujo" e de "pobreza". Ele ainda comparou o estado nordestino ao Haiti. As declarações foram dadas em live realizada na noite de domingo (5) no perfil pessoal do parlamentar no Instagram.

''A gente teve lá na Bahia, é um Haiti assim, não tem explicação. É uma pobreza, é tudo pichado, é sujo. E é uma área turística. A gente fica imaginando onde não é'', disse Marcon.

Aonde eu quero chegar!? 

Diretamente esse deputado não me representa pois não votei nele mas representa milhares de pessoas que depositaram sua confiança através do voto ao citado parlamentar. Contudo, queriam ou não, acaba respingando na bancada gaúcha e, em consonância, prejudica a imagem do RS como um todo. Total, é um homem público gaúcho que falou o que bem entendeu sobre um outro Estado da federação. 

Sem dúvida alguma faltou habilidade política e bom senso ao legislador.

E as respostas vieram de imediato. O ex-ministro Joaquim Barbosa assim se pronunciou: "instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídio-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas..."

Nos dedos!