"TEU PRESTÍGIO É PROPORCIONAL A TUA CONDUTA"

Léo Ribeiro


RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
AS CARPIDEIRAS são as mulheres pagas para chorar nos velórios de ricos. Não nutrem nenhum sentimento pelo finado. Nossas redes sociais andam assim. Uma choradeira só de pessoas que não estão "nem aí" para uma análise mais profunda dos fatos.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

 

NOITE DOS MONUMENTOS


Monumento a Júlio de Castilhos, na Praça da Matriz - POA

Fonte: ZH Digital

A primeira edição da Noite dos Museus com foco em monumentos em ruas de Porto Alegre foi celebrada pelos organizadores como um sucesso. A estimativa é que cerca de 15 mil pessoas visitaram estátuas, murais e esculturas da Capital com direito a explicação de guias ao longo de três dias. Entre as surpresas positivas, o bom número de curiosos no Centro Histórico, principalmente no sábado (3), e a ausência de ocorrências de roubos ou furtos.

— Percebemos um grande interesse das pessoas, principalmente no Centro. Isso foi uma grande surpresa, por se tratar de uma caminhada pelo Centro Histórico, com calor e pelo horário do sábado pela tarde — comenta a organizadora Francine Wartchow.

Quem foi participar do circuito que se iniciava na Praça Dom Feliciano e o imponente painel Homens e Touros e terminava na Praça da Matriz encarou subidas a pé e se submeteu a uma sensação térmica de mais de 30ºC. O fator climático foi, mais do que um empecilho, uma das atrações, por mostrar ao público que existe arte e história na rua, explica Francine. Essa foi a maior diferença em relação a outras edições do Noite dos Museus, quando a população é levada para dentro dos imóveis que reúnem a produção cultural. Já no domingo, a chuva atrapalhou a programação e levou a organização a cancelar a realização dos shows previstos — apenas as visitas guiadas ocorreram como previsto.

— Reunir pessoas nos monumentos para que consumam e ocupem aquele espaço era o nosso objetivo, o que cumprimos — comemora, complementando um elogio às forças de segurança que garantiram que não houvesse ocorrências envolvendo visitantes:

— Tivemos acompanhamento da Brigada Militar em todos os percursos, o que resultou em nenhuma ocorrência de segurança.

Nomes como Pâmela Amaro, Da Guedes, Marcelo Gross, Luiz Carlos Borges e Rock de Galpão, entre outros, se apresentaram em seis pontos incluídos na programação.  A realização do projeto é do Instituto Noite dos Museus, que desde 2016 tem levado milhares de pessoas às ruas da Capital, em eventos noturnos que promovem música e visitação a centros culturais. Anualmente, a Noite dos Museus é realizada no primeiro semestre. Agora, Monumentos chega para marcar o calendário na segunda metade do ano.

Nota do Blog: 

Esperamos que esta belíssima iniciativa de valorização de nossos monumentos tenha sequência não somente no dia 03 de dezembro e que aconteçam preocupações semelhantes durante os 365 dias do ano. Infelizmente o que temos visto é uma degradação, pichação, descaso do povo e do poder público para com nossos memoriais, como é o caso do Monumento a Bento Gonçalves da Silva que tiveram suas placas de mais de 200 quilos roubadas em plena luz do dia e até hoje não se sabe o paradeiro das mesmas ou de seus larápios.  


Monumento a Bento Gonçalves - Pichado e abandonado