RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

 

NOITE DOS MONUMENTOS


Monumento a Júlio de Castilhos, na Praça da Matriz - POA

Fonte: ZH Digital

A primeira edição da Noite dos Museus com foco em monumentos em ruas de Porto Alegre foi celebrada pelos organizadores como um sucesso. A estimativa é que cerca de 15 mil pessoas visitaram estátuas, murais e esculturas da Capital com direito a explicação de guias ao longo de três dias. Entre as surpresas positivas, o bom número de curiosos no Centro Histórico, principalmente no sábado (3), e a ausência de ocorrências de roubos ou furtos.

— Percebemos um grande interesse das pessoas, principalmente no Centro. Isso foi uma grande surpresa, por se tratar de uma caminhada pelo Centro Histórico, com calor e pelo horário do sábado pela tarde — comenta a organizadora Francine Wartchow.

Quem foi participar do circuito que se iniciava na Praça Dom Feliciano e o imponente painel Homens e Touros e terminava na Praça da Matriz encarou subidas a pé e se submeteu a uma sensação térmica de mais de 30ºC. O fator climático foi, mais do que um empecilho, uma das atrações, por mostrar ao público que existe arte e história na rua, explica Francine. Essa foi a maior diferença em relação a outras edições do Noite dos Museus, quando a população é levada para dentro dos imóveis que reúnem a produção cultural. Já no domingo, a chuva atrapalhou a programação e levou a organização a cancelar a realização dos shows previstos — apenas as visitas guiadas ocorreram como previsto.

— Reunir pessoas nos monumentos para que consumam e ocupem aquele espaço era o nosso objetivo, o que cumprimos — comemora, complementando um elogio às forças de segurança que garantiram que não houvesse ocorrências envolvendo visitantes:

— Tivemos acompanhamento da Brigada Militar em todos os percursos, o que resultou em nenhuma ocorrência de segurança.

Nomes como Pâmela Amaro, Da Guedes, Marcelo Gross, Luiz Carlos Borges e Rock de Galpão, entre outros, se apresentaram em seis pontos incluídos na programação.  A realização do projeto é do Instituto Noite dos Museus, que desde 2016 tem levado milhares de pessoas às ruas da Capital, em eventos noturnos que promovem música e visitação a centros culturais. Anualmente, a Noite dos Museus é realizada no primeiro semestre. Agora, Monumentos chega para marcar o calendário na segunda metade do ano.

Nota do Blog: 

Esperamos que esta belíssima iniciativa de valorização de nossos monumentos tenha sequência não somente no dia 03 de dezembro e que aconteçam preocupações semelhantes durante os 365 dias do ano. Infelizmente o que temos visto é uma degradação, pichação, descaso do povo e do poder público para com nossos memoriais, como é o caso do Monumento a Bento Gonçalves da Silva que tiveram suas placas de mais de 200 quilos roubadas em plena luz do dia e até hoje não se sabe o paradeiro das mesmas ou de seus larápios.  


Monumento a Bento Gonçalves - Pichado e abandonado